[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o início da semana ações direcionadas contra a dengue foram intensificadas devido a Semana de combate a doença que antecede o Dia “D” – Dia Nacional da Luta contra a Dengue. Na ocasião, todo o país se mobiliza para conscientização e orientação da população quanto as medidas preventivas no controle e combate a dengue.

Várias caminhadas foram organizadas pelas Unidades de Saúde do município para que as comunidades locais, junto aos servidores, se conscientizem e assumam a responsabilidade de cada um na prevenção e combate a doença.

Amanhã, dia 27, a Unidade de Saúde Ministro Costa Cavalcanti, localizada na avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Jardim Esperança, estará realizando a caminhada às 15 horas. As unidades Hugo Gurgel, na rua Renato F. Oliveira, s/n, bairro Coroa do Meio, e Antônio Alves, na rua Firmino Fontes, s/n, bairro Atalaia, irão realizar na sexta-feira, 28, às 8 horas as caminhadas de mobilização da comunidade.

Ainda haverá na sexta-feira a mobilização da Unidade de Saúde Lauro Dantas Horas, com saída marcada na frente da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na praça Osvaldo Mendonça, bairro Bugio. Já o Colégio Atheneu Sergipense receberá profissionais do laboratório de entomologia do Centro de Zoonoses que passarão informações aos alunos sobre a biologia do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aeqypti.

Já no sábado, dia 29, acontecerá o Dia “D”, quando cerca de 500 profissionais estarão desenvolvendo ações de combate a doença. Tanto o controle químico com o uso de larvicidas e o controle mecânico, a destruição de criadouros do mosquito da dengue serão feitos pelos agentes da dengue.

Os bairros priorizados para as inspeções dos imóveis foram o Coroa do Meio, Atalaia, Ponto Novo, Siqueira Campos e Jabotiana. A escolha foi realizada de acordo com o número de notificações de casos da doença e estima-se que mais de 11 mil imóveis sejam inspecionados. Panfletos educativos serão distribuídos nos bairros priorizados e também em pontos de grande movimentação na cidade de Aracaju, como supermercados, shopping’s, praças e feiras livres.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também estará participando do Dia “D” em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizando o “Bota Fora”, ação que consiste no recolhimento de todo material que serve como criadouro do mosquito.

Além disso, terrenos baldios serão limpos e todo material encontrado como pneus, garrafas e latas serão recolhidos. A Emsurb disponibilizou 30 profissionais, quatro caçambas, uma máquina enchedeira, três caminhões com carroceria e dois caminhões compactadores.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.