[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania abriu sua programação junina na tarde de hoje, dia 10, no Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CSU da rua de Alagoas). As comemorações terão prosseguimento durante este mês em todos os bairros onde a Prefeitura de Aracaju desenvolve projetos sociais, através da Semasc.
Cerca de 500 pessoas estiveram presentes ao evento, que teve como destaque a quadrilha Peti na Roça, formada por garotos que viviam em situação de risco nas ruas de Aracaju, criada este ano. Hoje a quadrilha fez a sua primeira apresentação com sucesso no Centro de Referência. Aline Alves, 14 anos, integrante do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -, é assistida pelo Instituto Joana D’Angelis do bairro Santa Maria. Ela não esconde a satisfação de participar da quadrilha. “Nossa quadrilha, graças a Deus, saiu este ano e eu estou feliz em estar aqui se apresentando para tanta gente”, diz. “Depois de muito tempo de ensaio, me fez perder a timidez”, confessa Aline, que no momento da quadrilha representou Maria Bonita.
A quadrilha Peti na Roça é formada por 42 crianças e adolescentes que são assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Galpão do Peti e no Instituto Joana D’Angelis, localizados no bairro Santa Maria. A Semasc providenciou transporte, lanche e trajes para todos os participantes, além de contratar o trio Tião do Acordeon para marcar a quadrilha.
De acordo com o coordenador do Peti, Anselmo Menezes, o nome da quadrilha foi escolhido para preservar as origens e mostrar a identidade do homem do campo. “Nós estamos através da quadrilha fazendo um resgate cultural e a integração com todos os participantes de centros comunitários, nos quais a secretaria desenvolve projetos sociais. A Peti na Roça se apresentará durante este mês em mais 10 centros comunitários levando essa alegria contagiante”, diz Anselmo.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência da Criança e do Adolescente, Maria José Santana, esse ano a comemoração do São João da Semasc aconteceu de forma diferente e integrada. “Em sua gestão, Conceição Vieira (ex-secretária), entende que as ações devem ser integradas dentro de um mesmo centro, pois os projetos funcionam melhor e possuem maior visibilidade”, revela. “Assim como o antigo CSU, que hoje opera como um centro, onde funcionam projetos como o Criança Cidadã, Sentinela, Peti, Gurilândia, Creche e o Programa de Atendimento ao Idoso. Ou seja, no mesmo local existem ações da secretaria para a criança, para o adolescente e para o idoso”, explica.
Além da Quadrilha Peti na Roça, o trio Tião do Acordeon animou o baile dos idosos. Foram realizadas diferentes atividades com as crianças e adolescentes assistidos pelo Projeto Criança Cidadã, como corrida de saco e concurso de melhor forrozeiro e servidas comidas típicas para toda a comunidade presente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.