[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para detectar o índice de pragas e doenças nas culturas de citrus, bananeira, palma forrageira, coqueiro, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), está desenvolvendo um minucioso trabalho.  Em todo Estado onde essas culturas se desenvolvem, a Emdagro está fazendo uma prospecção sobre a sanidade das plantas em Sergipe.

"Esse trabalho é de extrema relevância para Sergipe, pois caso se constate a inexistência de pragas, a exemplo da Mancha Negra e Cancro Cítrico, consegue-se a certificação de áreas livres", disse a Agrônoma Maria Aparecida Andrade, Gerente de Sanidade Vegetal da Emdagro.

Aparecida enfatizou que a certificação vai permitir ao Estado impedir legalmente que cargas oriundas de estados contaminados, como São Paulo e Minas Gerais, entrem em Sergipe. Caso seja  burlada a fiscalização nas fronteiras, as cargas apreendidas serão incineradas ou enterradas, podendo os transportadores sofrerem penalidades.

Palma Forrageira

Uma das grandes preocupações da Defesa Sanitária Vegetal de Sergipe diz respeito  à palma forrageira, um suporte alimentar para o gado no Nordeste. De acordo com Aparecida Andrade, a cultura está praticamente inexistindo nos Estados do Ceará, Pernambuco, em função da praga Cochonilha do Carmim, que dizima as palmas.

A Cochonilha do Carmim trata-se de um inseto sugador que mata rapidamente a planta, provocando prejuízos de grande monta. DEe acordo com informações dos órgãos de pesquisa, já foram dizimadas mais de 70 mil, dos 500 mil pés da palma forrageira plantados em todo semi-árido brasileiro.

No levantamento e monitoramento já concluídos em dez municípios de Sergipe, ficou comprovada a inexistência da Cochonilha do Carmim. O trabalho dos técnicos da Emdagro credencia o Estado a reivindicar a certificação de área livre. Isso respaldará de forma legal a condição de proibir a entrada de palmas de estados comprovadamente contaminados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.