Secretaria e Petrobras discutem programa de educação
As formas de execução do Programa Sergipe Alfabetizado foram amplamente discutidas na manhã desta sexta-feira, 22, em mais uma reunião entre o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, e assessores da Petrobras. O programa, criado pela Secretaria de Educação (SEED), objetiva alfabetizar 30 mil pessoas acima de 15 anos por ano, num total de 120 mil pessoas em quatro anos.
Durante a reunião, que aconteceu no gabinete do secretário de Educação, os assessores da Petrobras conheceram detalhes do Sergipe Alfabetizado. A apresentação, feita pelo próprio secretário, foi acompanhada pela equipe de técnicos da SEED que já está atuando na coordenação geral do programa. O programa será executado em todo o Estado em consonância com o Plano Estadual de Educação do Governo Federal.
"Estamos ouvindo as propostas que poderão tornar este projeto mais eficaz", disse o professor José Fernandes de Lima. Ele fez uma análise da situação da educação em Sergipe. Além de fornecer dados sobre municípios com alto índice de analfabetismo, ele falou sobre o ensino fundamental, já universalizado, mas com eficiência baixa (79,2% dos alunos da 8ª série estão atrasados), o ensino médio ainda não universalizado e o ensino profissionalizante que em todo o Estado tem apenas duas escolas técnicas.
O secretário disse que a busca por parceiros é uma necessidade que tem que ser compreendida por todos que fazem parte da sociedade. "O Governo conhece seu papel, mas precisamos mobilizar a sociedade civil organizada nesta luta contra o analfabetismo", completou o professor Lima.
Petrobras
Num primeiro encontro, ocorrido no último dia 14 de junho na sede da Petrobras, em Aracaju, o secretário da Educação fez a apresentação do projeto e solicitou o gerente Geral da empresa, Eugênio Dezen, também presente neste segundo encontro, informações sobre a possibilidade de construir uma parceria com a empresa, visando à dinamização e eficácia do programa Sergipe Alfabetizado.
"Com as primeiras informações repassadas à direção, voltamos para detalhar a estrutura do projeto. Ainda não sabemos como vamos participar, mas a partir desta segunda conversa, temos a convicção de que nos tornaremos parceiros", afirmou o assessor da Diretoria de Exploração e Produção, Ricardo Latge Azevedo.
Ricardo Latge acrescentou que o programa Sergipe Alfabetizado está muito bem elaborado e, se executado com a coerência que o Governo, através da SEED, deseja, alcançará bons resultados. Ricardo Latge adiantou que até a segunda quinzena de julho a Petrobras deverá definir o tipo de apoio que dará a política educacional do governo estadual. "Queremos nos somar para minimizar esse grande mal que é o analfabetismo", finalizou o assessor da Petrobras.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretaria e Petrobras discutem programa de educação – Foto: Juarez Silveira/Educação