[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, conseguiu superar a meta estabelecida para o exercício de 2013, atendendo mais de cem mil pessoas no Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), incluindo cadastramento de usuários, cadastramento de empresas, atendimento ativo e passivo a empresas, atendimentos de orientação profissional, atendimentos aleatórios sobre emprego formal e informal, atendimento a entidades comunitárias, telemarketing, recepção de seguro-desemprego e diversas outras ações sociais.

A Setrab passou a visitar as empresas em busca de vagas para pessoas desempregadas na capital e nas onze cidades que possuem posto de atendimento do NAT, uma das metas prioritárias da gestão do secretário Fábio Miitidieri, que está dando certo e que contribuíram para a criação de 10.542 novos empregos em Sergipe neste ano.

“O NAT não pode ficar apenas esperando as empresas lhe oferecer vagas, temos que ir até as empresas da capital e do interior buscar novos postos de trabalho para os desempregados e aqueles que buscam o primeiro emprego”, enfatizou Fábio Mitidieri.

De acordo com informações do sistema ‘Mais emprego'(órgão do Ministério do Trabalho e Emprego), até o mês de novembro e completado com a média estimada dos meses de novembro e dezembro, a Secretaria do Trabalho fez 81.332 atendimentos a trabalhadores e empregadores; captou 5.008 vagas de empregos; encaminhou 17.980 desempregados para empresas; fez 8.980 colocações no mercado de trabalho; habilitou 34.160 seguro-desemprego; e emitiu 15.204 novas CTPS(Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Todos os postos do NAT situados no interior do Estado estão sendo reformados na gestão do secretário Fábio Mitidieri. O primeiro a merecer essas reformas e que já está em pleno funcionamento é o de Boquim, contando com um veículo zero quilômetro, três novos computadores de última geração, mobiliário novo e funcionários devidamente qualificados para melhor atender as pessoas e visitar as empresas em busca de novas vagas no mercado de trabalho.

Com relação ao acolhimento das pessoas com deficiência, a Secretaria do Trabalhoatravés da intermediação de mão-de-obra, vem desenvolvendo ações mais efetivas. Semanalmente, realiza visitas às empresas objetivando sensibilizar os empresários e orientar a questão da cota de vagas destinadas aos trabalhadores com deficiência, de acordo com o que estabelece a Lei Federal 8.213/1991. A Setrab participa de reuniões mensais com o Senac, Ministério do Trabalho e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a finalidade de discutir e propor ações que promovam a formação de novas atitudes e comportamentos do empregador que influenciem no processo de criação de novas estratégias para contratação, qualificação e permanência de pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Dificuldades

As dificuldades de inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho em geral,destacando o mercado formal, é uma problemática social que contribui para aprofundar as formas de pobreza,violência e exclusão. A falta de vagas para atender a demanda de trabalhadores que procuram uma oportunidade de emprego, dinamiza a disputa e a seletividade por uma vaga no mercado de trabalho, principalmente com referência ao nível de exigência, que recai preferencialmente sobre a qualificação e experiência profissional. Daí a importância do poder público na condução de politicas públicas de emprego e geração de renda.

A Secretaria do Trabalho exerce um papel fundamentalnesse setor, principalmente na mediação e intermediação entre trabalhadores e empregadores, porque essa ação quando bem estruturada, possibilitará minimizar as dificuldades encontradas pelos trabalhadores no processo de inserção. O programa ‘Mais Emprego’ tem sido um grande facilitador para trabalhadores e empregadores, permitindo ao trabalhador fazer o seu cadastro e se candidatar às vagas oferecidas pelo Núcleo de apoio ao Trabalho sem sair de casa, apenas acessando na internetna página da Setrab o Portal MTE Mais Emprego.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.