[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Educação de Sergipe, professor José Fernandes de Lima participou de reunião sobre projetos pedagógicos do Departamento de Educação (DED) nesta quinta-feira, 24. No encontro, realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SEED), a diretora do DED Isabel Ladeira também recebeu chefes de assessorias, serviços e divisão ligados à educação básica. "Pela primeira vez um secretário de Educação senta-se com os técnicos do Departamento de Educação para discutir os projetos pedagógicos do setor e fazer sugestões", destacou Isabel na abertura da reunião.

Para o professor Lima as discussões pedagógicas são fundamentais para a qualidade do ensino em Sergipe. "Temos que ampliar esse debate que é de interesse de toda a sociedade, por isso estamos apoiando a realização de seminários, ciclo de debates e fóruns". O secretário quer estender as discussões pedagógicas para as escolas através de seus diretores e coordenadores, integrando toda a equipe no propósito de elevar o nível da qualidade do ensino de Sergipe.

José Fernandes de Lima aproveitou o encontro com os técnicos para reafirmar que o trabalho da Secretaria tem que estar concentrado no desenvolvimento do aluno. "Temos que identificar o que dificulta o aprendizado para promovermos a melhorias no ensino fundamental e médio", reforçou. Ele sugeriu que os técnicos tomem como base para essa discussão indicadores da Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ações em andamento

Neste ano a Secretaria da Educação, por meio do Departamento de Educação, deu início a mais um ciclo de capacitação de professores para os Programas de Alfabetização de crianças, que são o Alfa e Beto e o Se Liga, e para o Programa Acelera, que visa corrigir o fluxo escolar da 1ª a 4ª série. Nos programa "Se Liga" e "Acelera", que vai atender a aproximadamente 12 mil alunos, foram capacitados mais de 800 professores, que atuarão em 410 escolas, sendo 120 municipais e 290 estaduais.

"Todo o nosso trabalho tem como objetivo a elevação da qualidade da educação básica, a partir da análise e diagnóstico do rendimento escolar, e implantação de programas pedagógicos, que possibilitem a melhoria do processo de ensino aprendizagem e a expansão do Ensino Médio", explicou a professora Isabel Ladeira.

O Departamento de Educação também está iniciando parceria com o Governo Federal por meio de programas, como o Pró-Infantil, Pró-Letramento, Brasil Alfabetizado e Pró-Eja. Além disso, estarão sendo desenvolvidas ações em diversas modalidades de ensino, como o cumprimento da lei 10.639/2004, que institui a obrigatoriedade da disciplina "História e Cultura Afro-Brasileira". Serão realizadas ainda capacitações para professores da educação indígena, que passará a ter o ensino médio.

Neste ano, o DED também vai orientar professores para a execução do Sistema de Aviso Legal por Violência, Exploração ou Maus Tratos Contra a Criança e o Adolescente (SALVE). O objetivo do Sistema é notificar casos de violência física, psicológica, sexual ou qualquer tipo de exploração que violem os direitos de crianças e adolescentes.

Ensino Médio Integrado

O Ensino Médio Integrado (EMI) começou a ser discutido em Sergipe no mês de abril e é um dos principais projetos em andamento no Departamento de Educação. Pensando nisso, o DED realizou um seminário, que contou com a participação da diretora de Ensino Médio da Secretária de Educação Básica do MEC, Lígia Lodi. Segundo ela, essa é uma nova modalidade que busca romper com o estigma histórico, presente no Brasil, que separa a formação escolar da educação profissional. "O ensino médio tem 8 milhões de alunos e menos de 1 milhão estão tendo a acesso à educação para o trabalho", disse.

Lúcia Lodi acrescentou que muito mais que ofertar vagas, o Ensino Médio Integrado devolverá o interesse de muitos alunos pelo conteúdo escolar. "Parte dos alunos do ensino médio não se mostram interessados pelo que está sendo apresentado pela escola. Precisamos envolvê-los, mas de acordo com suas realidades", enfatizou.

Educação de Jovens e Adultos

Outra ação que será desenvolvida pelo DED volta-se para o debate sobre o currículo do ensino médio destinado à Educação de Jovens e Adultos. As atividades serão desenvolvidas diretamente com diretores, coordenadores e professores da área de todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Segundo informou a coordenadora do Serviço de Educação de Jovens e Adultos, Stelamaris Torres, foram agendadas reuniões com as DREs para o estudo sobre as estratégias pedagógicas viáveis e legais que otimizem o processo de correção de distorções. "É momento de integração, construção coletiva e de formação também na parte de leis sobre ensino", completou coordenadora.

Ensino profissionalizante

As ações sobre ensino profissionalizante em Sergipe começaram a ser traçadas no atual governo a partir de abril, quando o governador Marcelo Déda, autorizou a retomada das obras dos Centros de Educação Profissional em Neopólis e em Aracaju. "A ampliação do ensino em nosso Estado, com a retomada nas obras dos Centros de Educação Profissional, representa uma grande transformação, pois vamos superar o número atual de estudantes, que é de 3,5 mil", disse José Fernandes de Lima.

Após a conclusão das obras dos Centros de Educação Profissional, serão atendidos, inicialmente, 1.380 alunos. Depois de três anos, duração mínima de cada curso, as duas unidades terão em sala de aula mais de 4 mil estudantes. "Estaremos priorizando ainda cursos de acordo com a necessidade e a realidade dos municípios, incentivando o desenvolvimento local. O Governo do Estado está empenhado no ensino profissionalizante, pois também é importante para a geração de empregos", destacou Lima.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.