[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A diversidade cultural de Sergipe esteve em debate durante a manhã de sábado, 9, na primeira edição do Fórum Social Estadual da Juventude, evento que conseguiu reunir estudantes de vários cantos do Estado – e diferentes classes sociais – para discutir temas importantes sob a ótica dos jovens cidadãos sergipanos. O palco do encontro foi o ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju.

Quem apresentou a atual política cultural de Sergipe aos participantes, além de responder perguntas e comentar o novo momento que o Brasil vive nessa área, foi a titular da Secretaria de Estado da Cultura, Eloísa Galdino. Além da discussão em torno dos projetos em execução na pasta, como o ‘Sergipe em Cena’ e o ‘Sergipe Exporta Som’, por exemplo, a secretária comentou a importância da capacidade de mobilização da juventude no processo de transformação da sociedade.

“Quando olho para trás e vejo o quanto a participação no movimento estudantil contribuiu para a minha formação como cidadã, sinto uma grande satisfação. A iniciativa de promover o Fórum da Juventude é louvável, principalmente num momento em que percebemos uma certa dispersão dos jovens diante das adversidades que os afetam. Por isso, nós da Secretaria de Estado da Cultura [Secult] apoiamos o evento, trazendo nosso trabalho na pasta para o debate com os participantes”, declara Eloísa Galdino.

Durante sua explanação, a secretária apresentou ao público do Fórum um resumo das atividades desenvolvidas na Secult que interessam diretamente aos jovens de Sergipe, como a democratização do acesso às atividades culturais, estímulo à produção artística, e o despertar da juventude para a música clássica. Temas discutidos a partir de projetos da pasta, como a Arena Multicultural do Verão Sergipe, o Festival de Teatro Sergipano, e a reestruturação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse).

Para Thiago Aquino, um dos organizadores da primeira edição do evento, a participação da titular da Secult no Fórum é sinal de que a gestão valoriza a opinião do movimento juvenil. “A cultura abrange vários segmentos da sociedade, e os jovens querem ter voz no desenvolvimento de políticas públicas nesta área. A participação da secretária Eloísa Galdino no evento demonstra que a pasta está aberta ao debate, um bom sinal de democracia”, comenta.

Participação

Também participaram do Fórum Social Estadual da Juventude o secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Iran Barbosa, a presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, e a vereadora de Aracaju, Rosângela Santana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.