[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O diretor do Centro de Pesquisas e Estatísticas da Polícia Civil (Codepe), delegado Abelardo Inácio, e a tenente Jussara Rosário, do Centro de Inteligência de Estatísticas do Comando do Policiamento Militar da Capital, estiveram, entre os dias 2 a 4 de maio, no Centro Integrado de Defesa Social (Ciods), da Secretária de Estado da Defesa Social de Pernambuco. O objetivo da visita foi elaborar um projeto de implantação de centro único de estatística em Sergipe.

Segundo Abelardo Inácio, atualmente o Codepe tem os registros de boletins de ocorrências de todo o Estado em banco de dados. O mesmo acontece com a Polícia Militar (190) e com o Corpo de Bombeiros (193), que contabilizam as chamadas do telefones de emergência.

"Os números são aleatórios. A idéia da Secretaria de Segurança é criar o Centro de Análise Criminal, onde serão desenvolvidos planejamentos unificados entre as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros", destacou, lembrando que a estrutura para a coleta de dados na SSP ainda é deficiente. 

De posse de dados estatísticos unificados, a polícia terá subsídios para trabalhar com conceitos de repressão, prevenção e espaço urbano. Conforme o delegado, um projeto nos moldes do Ciods já está sendo elaborado em Sergipe, seguindo orientações do governador Marcelo Déda, que solicitou dados estáticos sobre a segurança pública a cada 15 dias.

Ciods

O projeto pernambucano é considerado um dos melhores do país, pois reúne em um único ambiente informações das polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros, com o intuito de unificar um banco de dados para os três órgãos. O objetivo é disseminar informações para os policiais no teatro de operações de forma rápida e segura por meios de telefonia celular, computadores e GPS, entre outros meios.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.