[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A III Conferência Municipal de Saúde Bucal de Aracaju e Micro-regiões foi iniciada na manhã de hoje, 21, reunindo profissionais e população usuária dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Saúde, nessa área. Com o tema “Acesso e qualidade superando a exclusão”, o evento está sendo realizado no auditório de Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) e tem como objetivo discutir, durante todo o dia, propostas de trabalho que tornem possível uma prática orientada em benefício da maioria.

Estão participando da Conferência todos os profissionais da área de saúde bucal, os delegados de Aracaju nas categorias usuários, trabalhadores, gestores e prestadores, os delegados do município de Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro e São Cristóvão, que compreendem a micro-região, e população em geral. Os representantes dos municípios da micro-região estão como observadores do Projeto de Saúde Bucal de Aracaju.

Na solenidade de abertura o secretário Rogério Carvalho falou sobre as ações já realizadas pela atual administração no campo da saúde bucal, a exemplo da ampliação da oferta e dos investimentos feitos em infra-estrutura e recursos humanos. Ele destacou a necessidade de estabelecer um vínculo entre o profissional e a comunidade para que o serviço prestado seja eficiente e mude a idéia de que serviço público não presta. “A relação entre população e trabalhadores da saúde pública precisa ser transformada. O serviço público pode ser de qualidade e objeto de militância de toda sociedade e não de um governo isolado”, evidenciou.

Foram abordados no período da manhã quatro temas que colocaram em discussão a importância do profissional de odontologia no sistema de saúde, a gestão do trabalho, a educação permanente, a situação da assistência odontológica nos municípios de pequeno porte e as estratégias adotadas pelo governo municipal para garantir uma atuação maior e mais qualitativa nessa área. A plenária teve a oportunidade de debater com os palestrantes o conteúdo explanado.

No turno da tarde os participantes irão se dividir em sete grupos temáticos para desenvolver atividades, avaliando as condições de trabalho já existentes e indicando alternativas que afirmem o Projeto Saúde Todo Dia como promotor da ampliação da Saúde Bucal no município de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.