[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nesta sexta-feira, 21, a prefeitura vai realizar a III Conferência Municipal de Saúde Bucal de Aracaju e Micro-regiões com o objetivo de pactuar com os funcionários e usuários as diretrizes do Projeto Saúde Todo Dia, na área de saúde bucal. O evento será realizado no Centro de Educação Permanente de Saúde (Ceps), durante todo o dia, e terá como participantes gestores, prestadores de serviço, funcionários e usuários.

Na abertura estarão presentes o secretário Rogério Carvalho, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hélio Ferreira, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Joélia Santos, e representantes dos usuários, prestadores, entidades e município satélite. Em seguida será iniciada uma mesa redonda com gestores e profissionais que atuam na área de saúde bucal. Os temas a serem abordados são os seguintes: A importância do profissional da Odontologia no Sistema de Saúde; Gestão do Trabalho e Educação Permanente; Atenção Básica na Saúde Bucal em Município de pequeno porte; e Linhas de Produção do cuidado odontológico nas diversas redes de assistência.

No período da tarde haverá discussão com os grupos temáticos e eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde Bucal. Essa escolha será realizada entre os delegados já eleitos previamente para a Conferência Municipal de Saúde, que acontece ainda este mês.

O público participante vai ter a oportunidade de sugerir propostas ou melhorar as que forem apresentadas. Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Ana Márcia Menezes, as propostas discutidas terão como princípio a busca de uma assistência odontológica integral, responsável e resolutiva que vincula os usuários aos serviços, proporcionando autonomia sobre a sua saúde. “Não se pode também esquecer da busca pela universalidade dos serviços oferecidos. O nosso intuito é aumentar a cobertura sem deixar de lado a qualidade”, completa.

Considerando que a assistência odontológica da cidade de Aracaju tem melhorado gradativamente, sete municípios solicitaram que participassem da Conferência na condição de observadores do Projeto municipal de Saúde Bucal. São eles: Barra dos Coqueiros, Itaporanga, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro e São Cristóvão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.