[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde –, encerra hoje, dia 26, no conjunto Beira Mar, os trabalhos de combate à muriçoca no período que compreende o mês de março.
Durante todo o mês foram vistoriados os canais dos bairros Santos Dumont, América, Olaria, São Carlos e Augusto Franco. Cinco técnicos do Centro de Controle de Zoonozes, acompanhados de um supervisor, percorreram os canais dos bairros agendados fazendo a borrifação de inseticidas e do UBV, produto que elimina, também, focos da dengue.
O programa de combate à culex, popularmente conhecida como muriçoca, foi reativado em janeiro, após alguns anos sem funcionamento. Os trabalhos são realizados entre as 16 e 21 horas. Este é o horário que o inseto prolifera e ataca o homem.
As atividades do mês de abril têm início no dia 03. O intuito do projeto é atingir vários pontos da cidade, quando será a vez do Grageru, Invasão Pantanal, Salgado Filho, Almirante Tamandaré, entre outros.
Além dos canais, a SMS irá se preocupar, também, na inspeção dos terrenos baldios. Segundo a gerente do departamento de zoonoses, Magna Meireles, as águas paradas de espaços alagadiços podem elevar a proliferação do inseto.
A coordenadora destaca ainda que a adesão da comunidade nessa atividade irá ajudar a Secretaria Municipal de Saúde, inclusive, no combate de ratos e baratas. “A população é nossa parceira. Procedimentos simples como não jogar lixo em terrenos desocupados e em canais, não acumular sujeira nos quintais facilitam o controle da muriçoca. Além disso, essas medidas servem para sanar o problema da proliferação de roedores que também podem gerar doenças e incômodo”, afirma.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.