[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, estará realizando amanhã, dia 18, às 8 horas, no Cemar do bairro Siqueira Campos, o II Encontro dos Portadores de Hanseníase. O Coral Perfeito Louvor fará apresentação durante o evento.
Às 9 horas os participantes poderão assistir uma palestra sobre “Preconceito”, com o terapeuta naturista Heitor Andrade.
Segundo Marco Aurélio, gerente de Tuberculose e Hanseníase, da SMS, o encontro tem como objetivo reunir não só os portadores como a família e comunidade, esclarecendo dúvidas sobre a doença e aumentando assim a visibilidade destas pessoas.
A SMS já notificou de janeiro a novembro de 2002, 103 casos de hanseníase. Todos esses portadores são acompanhados pelos profissionais das unidades de saúde durante todo o tratamento.
A hanseníase é uma doença transmissível causada por uma bactéria. Ela afeta principalmente a pele e os nervos, pode atingir todas as idades e ambos os sexos. Quando o diagnóstico é feito na fase inicial da doença e tratado com poliquimioterapia, a hanseníase não causa deformidades.
Os sinais da hanseníase são manchas na pele com evidente perda de sensibilidade. As manchas podem ser hipopigmentadas, avermelhadas ou da cor do cobre. Podem ser planas ou elevadas, normalmente não doem, não têm prurido.
Outros sinais também de hanseníase são nódulos avermelhados ou acobreados ou áreas difusas, espessas e brilhantes da pele sem perda de sensibilidade.
A hanseníase pode ser classificada em duas formas: de uma a cinco manchas é hanseníase paucibacilar e o tratamento é de seis meses, e mais de cinco manchas são chamadas hanseníase multibacilar e o tratamento leva 12 meses. .
O portador da doença pode procurar a unidade de saúde para notificar o caso e ter um acompanhamento com o profissional.
O Cemar funciona na antiga Policlínica Aristóteles Augusto Silva, na rua de Bahia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.