[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde –, realizou hoje, dia 1º, em seu auditório, uma palestra sobre a implantação de uma nova vacina no calendário de rotina da secretaria.
Essa nova vacina protege contra difteria, coqueluche, tétano e infecções provocadas por haemófilos (bactéria que causa, entre outras doenças, meningite e otite).
A gerente de imunização, Débora Moura, explicou para cerca de 50 profissionais das unidades de saúde do município sobre a vacina tetravalente que estará disponível para a população no final do mês.
“A tetravalente só era encontrada em clínicas particulares. Agora, pais podem levar seus filhos sem nenhum tipo de prescrição médica aos postos de saúde da SMS. Basta, apenas, levar o cartão de vacinas”, afirma Débora Moura.
Crianças menores de um ano são indicadas para tomar a vacina. As aplicações estão divididas em três doses: aos dois, quatro e seis meses. Com um ano e três meses, a criança toma uma dose reforço e, com ela, fica totalmente imune.
Débora Moura salientou a importância da tetravalente. “Ela substitui duas outras vacinas, a DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche) e a Haemófila (Hib)”, afirma.
A vacina tetravalente é segura e eficaz. Sua contra – indicação é restrita apenas a quem teve reação de hipersensibilidade ou convulsão 72 horas depois da aplicação da vacina tríplice, quem está com alguma doença neurológica em atividade ou febre alta.
Além desta, a Secretaria Municipal de Saúde proporciona para a população mais nove vacinas. Hepatite B, Sarampo, Tríplice Viral, Dupla Viral, Pólio, Dupla Adulto (difteria e tétano), BCG, Febre Amarela e Anti-rábica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.