[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Quando os pais e mães de família saem de suas casas para participar das plenárias do Orçamento Participativo, a maioria deles não tem onde deixar seus filhos. Constatando essa realidade, a Secretaria Extraordinária de Participação Popular desenvolveu o projeto Orçamento Participativo Mirim, o OP Mirim.
Com o OP Mirim, as crianças filhas dos comunitários presentes nas plenárias são trabalhadas de forma lúdica, com a finalidade de desenvolver atividades recreativas e culturais e através delas descobrir às suas perspectivas e sonhos com relação à cidade onde vivem.
Segundo a coordenadora do OP Mirim, Simone Araújo, não dá para realizar as plenárias com a presença das crianças e enquanto as discussões e votações das assembléias acontecem, sendo assim, as crianças ficam numa sala só para elas onde ao mesmo tempo brincam e aprendem.
Desde o início das plenárias do Orçamento Participativo, em 2001, o projeto OP Mirim contou com a participação de 530 crianças na primeira rodada, no qual foi desenvolvido um trabalho em forma de brincadeiras, fazendo com que a criança demonstrasse sua forma de pensar com relação a sua cidade, seu bairro, sua rua e escola. Na segunda rodada, 710 crianças participaram do projeto, somando um total de 1200 crianças.
No OP Mirim serão realizadas eleições de autoridades mirins, com a eleição do prefeito mirim. Segundo a coordenação do projeto, depois de concluída a fase das plenárias nos bairros, a Secretaria de Participação Popular pretende realizar reuniões juntamente com a coordenação da Rede Cidade Criança no sentido de dar prosseguimento a este trabalho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.