[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Informação e precaução foi o foco da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), que esteve presente no Bloco da Prevenção durante o circuito do Pré-Caju na última quinta-feira, 17. A secretária Maria Teles e sua equipe participaram do bloco, que teve início as 20h30, e atravessou o corredor da folia com a responsabilidade de, em meio um momento festivo, conscientizar a sociedade sergipana distribuindo preservativos.

“Todo o nosso trabalho está focado nessa questão da prevenção, por isso é pertinente a nossa presença no bloco. A feminização da AIDS, que é fruto da questão da desigualdade de gênero, é uma das nossas metas a ser trabalhada e enfrentada”. Com essas palavras a secretária Maria Teles confirmou a alegria de estar participando e apoiando o Bloco da Prevenção. 

Sergipe tem registrado 3.099 casos de pessoas que vivem com AIDS desde 1987. Em se tratando de mulheres portadoras, muitas estão sendo infectadas por intermédio dos parceiros fixos. Ainda de acordo com a secretária Maria Teles, isso acontece por conta da pouca negociação do uso da camisinha. “Os indicadores da epidemia sinalizam um aumento de mulheres infectadas por conta da pouca negociação, por isso é preciso fazer esse trabalho de conscientização, seja em Pré-caju ou em outros momentos. A desigualdade de gênero gera baixa autonomia e as mulheres acabam, mesmo tendo parceiro fixo, se submetendo e diminuindo o poder de negociação. Elas se sentem seguras, quando na verdade a recíproca não é verdadeira, e elas se tornam muito mais vulneráveis”, disse. 

Esse foi o segundo ano que a SEPM participou do bloco junto à Secretaria de Estado da Saúde, que é responsável pela realização do bloco, onde, para Maria Teles, é uma forma de intensificar a prevenção.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.