[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma parceria entre a Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) e a Emdagro foi firmada na manhã desta segunda-feira, 15, durante oficina de trabalho que aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários. Participaram técnicas da secretaria e cerca de 30 extensionistas rurais, que atuam no interior do estado desenvolvendo ações que beneficiam famílias do campo. A ação integra o programa Sergipe sem Miséria, desenvolvido pelo Governo do Estado nos mesmos moldes do Brasil sem Miséria, do Governo Federal.

A secretária da SEPM, Maria Teles, e a secretária-adjunta Ivânia Pereira, recepcionaram as participantes neste primeiro encontro. Também estiveram presentes o diretor presidente da Emdagro, Jeferson Feitoza, e o engenheiro agrônomo e coordenador da área de Assistência Técnica e Extensão Rural da empresa, Delmo Naziazeno.

O convite para a realização da oficina surgiu da secretária Maria Teles que há alguns anos exerceu a função de extensionista na própria Emdagro. “Conheço o trabalho dessas profissionais e sei da credibilidade que elas têm entre as famílias rurais. Por isso acredito que, através de um trabalho conjunto, nós consigamos levar mais políticas públicas de forma a atender as necessidades dessas famílias e em especial das mulheres”, disse a secretária.

Estrutura da SEPM

Após as boas vindas e uma explicação sobre os objetivos da parceria, as coordenadoras da SEPM, Ana Júlia Souto e Raquel Oliveira, fizeram um relato sobre as atividades que seus setores desenvolvem. Foi apresentada a estrutura da Secretaria das Mulheres, criada no início deste ano pelo governador Marcelo Déda.

“O nosso propósito foi, inicialmente, apresentar a metodologia de trabalho da SEPM. A partir daí, queremos unir idéias e definir com a Emdagro e as próprias extensionistas as formas de execução para beneficiar essas mulheres que têm uma tripla jornada”, informou Maria Teles.

A secretária ressaltou que a SEPM não operacionaliza, trabalha com a transversalidade. Ela lembrou ainda que, por meio da SEMP, o governo está reafirmando seu compromisso com as mulheres de Sergipe e estabelecendo políticas públicas que contribuam para a melhoria da vida de todas elas.

Fortalecimento

Para o diretor presidente da Emdagro, o trabalho em parceria vai possibilitar o fortalecimento da mulher e consequentemente da família. Segundo Jeferson Feitoza, mesmo com o empenho das extensionistas, era visível a falta de políticas públicas voltadas para esta mulher. “Estamos muito satisfeitos com este encontro e me coloca à disposição para atuar no fortalecimento dos serviços a serem prestados às mulheres do campo”, ressaltou o diretor.

Na ocasião, o coordenador de Assistência Técnica e de Extensão Rural da Emdagro afirmou que a parceria resultará em várias possibilidades de ação. Delmo Naziazeno disse estar à vontade para atuar junto às extensionistas na elaboração de metas que possam ser executadas junto à equipe da Secretaria das Mulheres.

 Debate

Ainda durante a oficina foi realizado um debate entre os participantes. Algumas das extensionistas presentes aproveitaram para tirar dúvidas sobre a lei Maria da Penha, sobre o funcionamento das coordenadorias que atuam no combate à violência contra a mulher, dentre outras questões.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.