[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência Estadual de DST/Aids e a Central de Transplantes,participou no sábado, 5, da Ação Global, realizada no bairro 18 do Forte, em Aracaju.

Através de materiais didáticos, palestras e distribuição de preservativos masculinos, as pessoas que passavam pelo evento puderam receber explicações sobre às formas de transmissão das DST/AIDS, assim como às formas de prevenção da doença. Também foram realizadas palestras para jovens e casais que foram oficializar o casamento perante a Justiça.

O foco da ação do Programa Estadual de DST/AIDS foi alertar à população quanto ao risco da sífilis congênita e estimular à realização do pré-natal quando descoberta a gravidez para evitar complicações. “Através de um painel com o modelo de um feto na barriga da mãe, explicamos os aspectos da AIDS e da sífilis na gestante. Nós queremos que as pessoas entendam a importância do pré-natal”, disse Almir Santana, gerente do programa Estadual de DST/AIDS da SES.

Doação de órgãos

Exercer cidadania e salvar a vida do próximo. Foi com esse objetivo que a Central de Transplantes esteve na Ação Global para conscientizar às pessoas sobre a importância da doação de órgãos através de distribuição de panfletos, palestras e diálogo com a população. “Temos descoberto que o índice de doação de órgãos é baixo devido ao desconhecimento da população sobre o funcionamento do processo de doação e isso causa medo nas pessoas. Esse é um processo sério, legal e que vai ajudar em torno de 300 pessoas que estão na fila em Sergipe”, explicou Emília Cervino Nogueira, enfermeira da Central de Transplantes.

Ação Global

A Ação Global é um programa realizado pela Rede Globo, TV Sergipe e o Serviço Social da Indústria (SESI) com objetivo de facilitar o acesso da população a serviços essenciais que são direitos de todos, além de propiciar uma rede de solidariedade. Realizado em 26 cidades brasileiras, em Aracaju ocorreram mais de 132 mil atendimentos, em nove horas de evento, por 1459 voluntários, distribuídos em 200 serviços realizados por 90 parceiros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.