[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), está promovendo na Escola Estadual Senador Leite Neto uma oficina do Sistema Braille.  Essa ação tem por objetivo oferecer formação inicial aos educadores que atuam no ensino regular e em salas de Recursos Multifuncionais, disseminando o conhecimento aplicável do uso do código Braille. A oficina teve início na última segunda-feira, 4, e prossegue até esta sexta-feira, 8, das 18h30 às 21h30.

Segundo a diretora da Dieesp, Maria Aparecida Nazário, essa oficina é a continuidade de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Divisão de Educação Especial para implementação da política de educação especial na perspectiva inclusiva. “É de fundamental importância promover a inclusão de pessoas cegas no processo educacional e, consequentemente, na sociedade”, acentuou Nazário, ressaltando que o curso tem 40 horas.

Esse trabalho já foi realizado na Diretoria Regional de Educação (DRE 4), sediada em Japaratuba. Em Aracaju, a oficina acontecerá em duas etapas e depois será expandida para as demais diretorias de ensino. Lucas Aribé, Luciene dos Santos e Maria Genísia dos Santos são os ministrantes do curso. 
 
Inclusão

De acordo com Aparecida Nazário, essa iniciativa segue uma orientação do governo estadual, em consonância com o governo federal, no que diz respeito à educação inclusiva. Além do curso de Braille, está acontecendo desde o mês de março o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), envolvendo professores da rede estadual de ensino.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.