[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Alegria e descontração. Estes foram os sentimentos que tomaram conta das dezenas de mães dos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Laonte Gama e Diomedes dos Santos Silva, no bairro Santa Maria, que realizaram durante o último sábado, 8, as festas em comemoração ao dia das Mães. Esta data também foi comemorada por 324 mães do bairro, integrantes do Programa Bolsa Escola, mantido pela prefeitura, com o suporte da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e em parceria com a Ong Missão Criança Aracaju.

A festinha deste último grupo foi realizada no espaço físico da EMEF Diomedes dos Santos, já que das 324, cerca de 200 mães beneficiárias têm os filhos matriculados naquela instituição. “A bolsa foi uma das melhores coisas que aconteceu para nós. Se ela não existisse o nosso índice de evasão estaria perto dos 40% sem dúvida, mas hoje estamos perto dos 15%”, declarou a coordenadora geral da unidade, Vera Lúcia dos Santos.

A comemoração para as mães do Bolsa Escola contou com a realização de um bingo, sorteio de presentes e lanches, evento que de acordo com a primeira dama municipal e diretora da Ong Missão Criança, Eliane Aquino, pôde mostrar o quanto as mulheres atendidas pelo programa estão vivendo muito melhor.

“Essa transformação é visível, basta olhar o semblante e perceber que estão mais bem cuidadas, que assimilaram acima de tudo, os conceitos de cidadania que transmitimos”, declarou. Das 324 bolsas, 45 são pagas pelos convênios que a Missão Criança tem firmados com as empresas Progresso, Halley e Norcon.

A mesma emoção e satisfação foram demonstradas pela secretária municipal da Educação, Ivanete dos Santos, ao comentar a importância de ser mãe e de estar sempre disposta a buscar o melhor para os filhos. “São ações e momentos como este que fazem com que o nosso trabalho valha a pena. É bom perceber que depois da Bolsa Escola essas mães passaram a olhar a vida com mais carinho, com mais entusiasmo”, disse a secretária.

Dança e teatro
As primeiras comemorações no Santa Maria aconteceram no turno da manhã, também na escola Diomedes, quando as mamães dos alunos daquela instituição participaram de várias atividades educativas e desportivas. No turno da tarde os primeiros atos partiram do Laonte Gama, quando inúmeras mães puderam ver as apresentações de dança e teatro dos filhos, e algumas até declamaram poesias, expressando o imenso amor que sente pelos pequenos.

Este amor também foi demonstrado durante a caminhada da prevenção, quando adultos e jovens percorreram algumas ruas do bairro, alertando a comunidade para a importância do uso do preservativo, seja masculino ou feminino para a prevenção da Aids, de outras doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada, uma realidade vivida por muitas adolescentes da EMEF Laonte Gama, de acordo com as declarações fornecidas por Gicelmo Albuquerque, coordenador geral da EMEF. A segunda escola a receber o projeto será a José Araújo da Costa Melo.

“São garotas com idade mínima de 14 anos e que acabaram engravidando por não terem recebido orientações corretas sobre o assunto. Hoje já temos visivelmente, cerca de dez alunas grávidas e é este índice que queremos diminuir com o Projeto Escola Todo Dia, que agora será reforçado pelo Projeto Prevenção e Saúde na Escola, realizado em parceria com os Ministérios da Educação e Saúde”, finalizou Gicelmo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.