[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) entregou hoje 31 computadores a entidades integrantes da Rede Cidade Criança e parceiras da Prefeitura de Aracaju. A secretaria também lançou uma coletânea de leis da assistência social e o portifólio com todas as ações realizadas durante os três anos e três meses da administração do prefeito Marcelo Déda na capital. Dentro de aproximadamente um mês mais 12 organizações receberão seus computadores, adquiridos através de uma parceria com o BNDES e a Fundação Telefônica.

Com os computadores as instituições poderão se integrar e abastecer com conteúdo o novo site da rede (www.redecidadecrianca.org.br), que será gerenciado por técnicos da secretaria e estará disponível a partir da próxima semana. Além dos computadores, a Semasc vai oferecer técnicos para instalar as máquinas e auxiliar no processo de utilização dos equipamentos até que os responsáveis estejam devidamente habilitados a utilizá-los.

“Esta ação de hoje é resultado de grande esforço para fortalecer e ampliar nossa rede de proteção social, resgatando uma dívida social acumulada durante 500 anos e que está sendo transformada agora, principalmente a partir da instalação do governo do presidente Lula”, destacou o prefeito Marcelo Déda. De acordo com ele, o compromisso radical de inversão de prioridades assumido no início de sua administração foi cumprido também pela Semasc, uma das secretarias de maior destaque no governo municipal. “Estamos devolvendo o dinheiro do povo e transformando as pessoas verdadeiramente em cidadãs, elevando a auto-estima e oferecendo condições dignas de vida”, frisou.

O prefeito lembrou que situações graves como a de um rapaz que usava uma Kombi para levar crianças do bairro Santa Maria a outros pontos da cidade para pedir esmolas não acontecem mais. “Não temos poder de polícia, mas trabalhamos denunciando este problema ao Ministério Público e agora isso já não existe”, disse, ressaltando que a responsabilidade pela área social em Aracaju não pode ser apenas da prefeitura. “Nós não nos recusamos jamais a fazer parcerias porque é um absurdo transformar problemas sociais em alvo de disputa eleitoral. Temos sim é que trabalhar juntos para botar na cadeia quem se atrever a explorar as crianças e adolescentes de Aracaju e de Sergipe”, completou.

Trabalho amplo

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Conceição Vieira, fez um resumo do trabalho da Semasc. “A política social em Aracaju deixou de ser de assistencialismo e de beneficiar pessoas por apadrinhamento político. Todo o trabalho feito é baseado na lei e obedece às premissas legais”, enfatizou.

As ações da secretaria são feitas de forma articulada para atender integralmente crianças e adolescentes, assim como suas famílias. Um dos principais programas é o projeto Criança Cidadã, que atende hoje a 400 meninos e meninas que antes viviam nas ruas. “Nós superamos a meta que era de 350 e oferecemos a quem não tinha nada atividades esportivas, educativas, culturais e artísticas. É com ações como esta que estamos vivendo um momento novo em Aracaju, fazendo cumprir cada vez mais o que diz o estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou ConceiçãoVieira. O trabalho realizado de combate à exploração sexual com mais 400 jovens e adultos, o atendimento à pessoa idosa, aos portadores de necessidades especiais, a instalação de todos os Conselhos Tutelares até o final do ano e a implantação de 10 Centros de Referência da Assistência Social para atender a 3 mil famílias também mereceram ênfase.

Em julho Aracaju sediará o Encontro Nacional da Assistência Social. Segundo Conceição Vieira, a escolha foi resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju na prestação de um atendimento de excelência à comunidade aracajuana.

Despedida

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Conceição Vieira, se despediu do cargo hoje para concorrer nas próximas eleições à vaga de vereadora. “Agradeço a todos pela confiança. Sei que as realizações não foram do tamanho do sonho, mas são passos firmes na busca constante de atingi-lo”, disse emocionada.

O prefeito Marcelo Déda fez uma retrospectiva das realizações promovidas por Conceição quando esteve à frente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), como a valorização dos ambulantes com o Trabalho Cidadão, a construção de unidades produtivas e o início do Programa de Arrendamento residencial (PAR), e disse que as portas da Prefeitura de Aracaju estarão sempre abertas à colaboração de Conceição Vieira. “Felizmente na minha administração Sergipe conheceu uma das mais competentes gerentes de políticas sociais do Brasil”, definiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.