[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta terça-feira, 12, a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, esteve em Japaratuba, onde se reuniu com o prefeito Hélio Sobral, o secretário municipal da Saúde, Jorge Alberto, o secretário municipal da Administração, Antônio Carlos Mota, e técnicos de diversas áreas do município. Acompanhada por técnicos das áreas de Atenção Integral à Saúde, Hospitalar, Planejamento, Psicossocial e Infraestrutura, a secretária visitou o antigo prédio onde funcionava o Hospital de Pequeno Porte São José, desativado desde 2008. O objetivo foi conhecer o espaço físico e analisar os caminhos para reabertura do prédio.

“Viemos a Japaratuba para, após conhecer a estrutura física do hospital São José, ver se é possível aproveitar o espaço para instalar uma Unidade de Pronto Atendimento ou um Hospital de Pequeno Porte com 31 leitos. Sabemos da importância da unidade para a população e precisamos avaliar essa viabilidade, inclusive, com a busca de recursos para custeio, também junto à União, que garantam o funcionamento futuro”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

A unidade hospitalar pertence ao município. O prédio construído na década de 30, como entidade filantrópica, foi hospital, maternidade e pronto socorro e a única referência em saúde do município por bastante tempo. Em 2008 fechou, permanecendo sub judice até a Prefeitura local assumir o controle, na semana passada.

“Esse hospital já salvou muitas vidas e aqui nasceu a maioria da nossa população. É nosso interesse reabrir e, por isso, procuramos a secretária de Estado Joélia para ver de que forma podemos atender esse anseio da população”, disse o prefeito da cidade, Hélio Sobral.

Em agosto, a cidade de Japaratuba ganhou uma Clínica de Saúde da Família, dentre as 79 que já foram entregues pelo Governo do Estado à população. A proposta colocada nesta manhã a ser analisada é a reforma e ampliação do antigo Hospital São José para garantir uma assistência ampliada à população, seja transferindo a parte 24 Horas da Clínica onde funcionaria o setor de exames complementares ou mudando o perfil da unidade, de forma a atender a necessidade local.

“A Secretaria de Estado da Saúde está à disposição para discutir avanços e ampliação na assistência. O secretário Jorge Alberto nos procurou na semana passado e hoje estamos aqui para conhecer o espaço. A partir de agora, os técnicos vão avaliar qual a necessidade estrutural do local: se o prédio precisa ser reconstruído, reformado ou necessita de adequações. Já agendamos uma nova reunião para o dia 19 de novembro quando pretendemos avançar nesse estudo. Conhecemos a história dessa unidade, sabemos da grandiosidade que teve para a população e nos comprometemos em discutir, juntos, a viabilidade de reabertura do serviço”, concluiu a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.