Secretaria da Mulher realiza capacitação na região Sul sergipana
“Não trago ouro, nem prata, trago trabalho para a construção de uma sociedade melhor e mais justa em meu Estado”, com essas palavras, a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, deu início a I Capacitação dos Profissionais dos Serviços Especializados e da Rede de Atendimento e Enfretamento à Violência contra a Mulher no território Sul sergipano, realizada no auditório da Universidade Tiradentes – Unidade Estância.
A capacitação teve início na manhã de terça-feira, 23 e vai até a próxima quinta-feira, 25 e tem o objetivo de tornar a rede e os serviços especializados no atendimento e enfrentamento da violência contra a mulher um referencial de qualidade, através de capacitação para as pessoas que atendem a mulher situação de violência, cumprindo os preceitos do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, bem como a Lei Maria da Penha.
O projeto tem como meta capacitar 1.600 profissionais em todo o estado e essa meta está sendo cumprida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres que em conjunto com os órgãos parceiros que formam a Rede de Enfrentamento e Prevenção da Violência Contra a Mulher, a exemplo das prefeituras municipais, secretaria de Saúde, secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil etc., está presente em todos os territórios do Estado de Sergipe.
Na ocasião, a secretaria de Política para as Mulheres, Maria Teles, explicou que todas essas ações têm grande valor para a erradicação da violência contra a mulher, “é preciso que todos os serviços se integrem para que a mulher seja acolhida de forma humanizada no momento da busca de auxilio e nossa gestão não vai parar até que as mulheres do nosso Estado sejam atendidas de forma humanizada”, afirmou a secretária.
A capacitação é formada por apresentações de palestras e painéis e segue até o próximo dia 25. O primeiro painel foi apresentado pela secretária de Políticas para a Mulher, Maria Teles. Com o tema, Situando a Violência Contra a Mulher, ela falou sobre o atual cenário da violência contra a mulher em Sergipe e sobre os investimentos do Governo do Estado em parceria com Governo Federal e prefeituras para a criação da Rede de Atendimento à Mulher em Sergipe, a secretária chamou atenção ainda para a necessidade de atuar da prevenção da violência e não apenas com as mulheres que já foram vítimas.
“Com a abertura dos centros regionais de Atendimento à Mulher, nós estamos descentralizando os serviços de atendimento e permitindo que os municípios tenham autonomia para atender não só a sua região, como também as regiões circunvizinhas, fazendo com que todo o território sergipano tenha cem por cento de cobertura no que concerne às questões de prevenção e assistência à mulher vítima de violência”, explicou Maria Teles.
Na ocasião, Maria Teles falou ainda sobre as conquistas que sua pasta vem conseguindo e apresentou o programa do Governo Federal “Casa da Mulher Brasileira” a ser implantado no Estado de Sergipe em 2014 em parceria com o Governo do Estado, e que será o último de uma série Centro Regionais de Atendimento à Mulher construídos no Estado.
A parte lúdica do evento de abertura foi protagonizada por artistas estancianos que apresentaram música, teatro e poesia em forma de cordel e na ocasião emocionaram a todos os presentes. Os profissionais foram recebidos pela apresentação da saxofonista Claudia Lima e após os cumprimentos iniciais foi a vez da esquete do professor, poeta, coreógrafo e bailarino Wilton Santos, que apresentou um texto sobre Maria da Penha, depois foi a vez da atriz Lidiane Nobre apresentar o monólogo teatral “Olhos de Fogo” que conta a história de uma criança vítima de violência sexual e por fim, o cordelista Antônio Batista Neto apresentou o cordel “Quem bate em mulher machuca a família inteira”.
Em parceria com o Governo Federal, o Governo de Sergipe já inaugurou sete Centros Regionalizados Especializados em Atendimento à Mulher e Situação de Violência nos municípios de Barra dos Coqueiros, Tobias Barreto, Carmopolis, Poço Redondo, Itabaiana, Propriá e no próximo dia 25 inaugurará o de Estância, cobrindo assim todo o território sergipano no que concerne aos atendimentos às mulheres vítimas de violência e profilaxia de violência.
Autoridades presentes
Participaram da abertura da capacitação, a secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, a secretária adjunta, Maria da Pureza, o prefeito de Estância Carlos Magno Garcia, o prefeito de Umbaúba, José Guimarães, o prefeito de Indiaroba José Manoel da Costa, o presidente da Câmara de Vereadores de Umbaúba, Carlos Alexandre, o vereador de Estância, Arthur Oliveira, a delegada da mulher em Estância, Gisele Teodora, a coordenadora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado, Ana Júlia Souto bem como equipes técnicas formadas por secretários e assessores das prefeituras de Estância, Boquim, Santa Luzia do Itanhi, Tomar do Geru, Itabaianinha, Arauá, Umbaúba, Cristinápolis, representantes dos movimentos sociais e a Associação das Catadoras de Mangaba do Estado de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretaria da Mulher realiza capacitação na região Sul sergipana –