Secretária da Cultura prestigia abertura de museu em Itabaiana
Livros, documentos, móveis, esculturas religiosas e outros elementos que ilustram a história do município de Itabaiana compõem o acervo do Museu Artístico e Histórico Antônio Nogueira, inaugurado na última sexta-feira, 26, no centro da cidade serrana. A unidade leva o nome de um ilustre morador da cidade que, em vida, era conhecido pelo hábito de colecionar antiguidades.
A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, prestigiou a cerimônia de inauguração e mostrou-se satisfeita com a abertura de mais uma unidade museal em Sergipe. “Itabaiana é uma referência, não só para a região Agreste, como para todo o Estado. O Museu Artístico e Histórico engrandece a vida cultural da cidade e esperamos que ele estreite os laços entre a comunidade e a história do município”, declarou Eloísa.
O espaço é coordenado pela museóloga Ludmilla Oliveira, que planeja promover exposições temáticas para estimular a população itabaianense a visitar constantemente o museu. A primeira delas retrata os ambientes domésticos típicos em Itabaiana durante os séculos XIX e XX.
Sobre o homenageado
Antônio Nogueira, mais conhecido como Ferreirinha, era um apaixonado pela história de Itabaiana e colecionador de objetos antigos. Segundo o prefeito da cidade, Luciano Bispo, “Ferreirinha foi um homem estimável, um verdadeiro amante da cultura, e, por isso, merecia uma homenagem desse porte.
Situado à rua General Siqueira, nº 176, Centro de Itabaiana, o Museu Artístico e Histórico Antônio Nogueira conta com mais de 300 peças e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 18h, e das 8h às 13h nos sábados.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretária da Cultura prestigia abertura de museu em Itabaiana – A secretária de Estado da Cultura
- Eloísa Galdino