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O Centro Sergipano de Educação Popular (Cesep) promoveu o debate "Mídia e Sociedade: a necessidade de trabalhar temas sociais na mídia". Durante o evento, que contou com o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), foi feito o lançamento de dois novos serviços do Cesep, o boletim informativo ‘Bilhetim’ e a digitalização do acervo que compõe a videoteca da entidade.

O ‘Bilhetim’, escrito por membros do Cesep, conta com a parceria da Secom, que ofereceu a editoração do material. "Resolvemos apoiar a criação deste boletim porque é fruto de um centro de educação popular. Estimulando um veículo informativo como este, permitimos que pessoas menos favorecidas tenham acesso a informações necessárias ao cidadão comum, que leva uma vida simples e carente de notícias relevantes ao seu dia-a-dia", afirmou a assessora do Núcleo de Integração e Projetos da Secom, Nanah Alves.

Para a coordenadora executiva do Cesep, Maria de Carvalho Mota, o relançamento do ‘Bilhetim’ vai trabalhar a informação escrita de forma mais rápida e ampliada. "Antes, o boletim era feito em uma folha simples, em frente e verso. Com a parceria da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, conseguimos ampliar o nosso jornal para quatro páginas em uma tiragem de 500 exemplares, que oferece temas relevantes para a sociedade, como a discussão sobre a violência, a educação e a infância e adolescência".

Segundo Maria, uma das atividades do Cesep é ensinar as pessoas de comunidades menos favorecidas, de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, como elaborar pequenos informativos e outras formas de comunicação, por meio de oficinas. "Desde 1988 buscamos uma sociedade mais justa e igualitária, como espaço articulador dos movimentos sociais", disse.

Debate

Do debate, participaram três palestrantes, com temas relacionados à abordagem da mídia sobre os movimentos sociais. A discussão foi iniciada pelo jornalista Ednilson Barbosa, sócio-colaborador e um dos fundadores do Cesep, que conduziu a palestra ‘Jornalismo como instrumento de educação popular’. Para ele, é maior a necessidade de se trabalhar a educação popular como ferramenta de resgate da cidadania e de fortalecimento das instituições sociais.

"O Cesep, desde a sua fundação, se preocupou em divulgar a comunicação como aliada da educação popular, através da videoteca, da distribuição de cartilhas, revistas e jornais. Um debate como esse consegue reunir organizações sociais, que isoladamente não têm muita força, mas que agrupadas podem estar unidas no mesmo propósito, que é levar à sociedade temas realmente interessantes para todos e a participação do Governo é fundamental nesse sentido", declarou.

Nanah Alves ficou responsável pela discussão ‘O Poder Público entre a mídia e a educação popular’. "A Secom foi convidada para debater e a gente vê a possibilidade de pensar a comunicação juntamente com os atores sociais, para além daqueles que fazem parte da Secretaria, ou seja, uma comunicação voltada para a coletividade", ressaltou Nanah.

União

O terceiro tema da mesa de debate, ‘A criança e o adolescente na mídia’, foi apresentado pela diretora de comunicação do Instituto Recriando, Joyce Peixoto. Na palestra, ela mostrou como a infância e a adolescência estão sendo abordadas pela mídia sergipana e qual a importância da ampliação da cobertura jornalística sobre essa temática.

"É importante a união entre Estado, iniciativa privada e organizações não-governamentais, que devem estar, sempre que possível, trabalhando juntos, conversando com os movimentos sociais. A união desses três setores traz o fortalecimento de qualquer iniciativa. Esse debate dá visibilidade às causas sociais e faz com que as entidades busquem parcerias para desenvolver seus projetos", destacou Joyce.

Cesep

O Cesep é uma organização não-governamental (ONG), que conta com 17 sócios no quadro de associados e um conselho político formado por cinco membros, além da equipe executiva com quatro funcionários. Todos os sócios trabalham de forma voluntária para realizar atividades, junto aos movimentos sociais, que promovam o desenvolvimento da educação popular.

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