[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã da última quarta-feira, 30, em Boquim, foi aberta a 43ª Festa da Laranja, complementada pelo 40º Dia do Citricultor e pela 1ª Feira da Agricultura Familiar dos territórios Sul e Centro Sul de Sergipe. O secretário Chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, representou o governador Marcelo Déda, e presidiu a solenidade, que contou com a presença do prefeito de Boquim, Pedro Barbosa, do agrônomo Bernardo Lima, representando o secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, do presidente da Pronese, Manoel Hora, de secretários municipais, dirigentes de organismos estaduais, municipais e federais, de agentes financeiros, de citricultores e de representantes das indústrias.

O agrônomo Lima fez ainda uma explanação sobre a citricultura sergipana, onde Boquim desponta como maior produtor, relatando a trajetória da cultura, a representatividade para o desenvolvimento do território Centro Sul e a participação dos agricultores familiares, prioridade do Governo do Estado. Ele citou o trabalho dos técnicos da Emdagro, defendendo sempre a diversificação de culturas e que, agora, no governo Marcelo Déda, se efetiva entre os pequenos agricultores. “A agricultura familiar vem inventando negócios. Marcelo Déda incorporou essa vertente, mesmo apoiando todos os segmentos, e priorizou este”, ressaltou.

Na terça-feira, 29, o secretário da Agricultura pôde constatar o que os agricultores familiares estão realizando com a assistência técnica que lhes é prestada. Em pouco espaço, produzem cacau, laranja, mandioca, hortaliças, mamão, abacaxi, feijão, milho, coco, maracujá, o que referenda o esforço governamental, mostrando que a variedade torna o produtor mais independente, pois as alternativas são maiores pelo que tem a oferecer, ampliando a chance através do Programa de Aquisição de Alimentos, da Conab, para a alimentação escolar. Bernardo elogiou ainda o trabalho do prefeito Pedro Barbosa e a realização daquele evento que promove reflexões dos variados segmentos agrícolas da região.

Pedro Barbosa ressaltou o grande propósito da Festa da Laranja no que tange à capacitação dos produtores, oportunizando a presença de palestrantes do Brasil e de Portugal para contribuírem no processo de maior produtividade e sustentabilidade, com o aproveitamento do potencial que detém a região. Ele também destacou o temário central “Citricultura Sergipana: Organizar-se é preciso”, defendendo um reordenamento do setor, através do associativismo, pois a cadeia produtiva necessita de organização, do produtor ao viveirista, do colhedor ao carregador de caminhões.

O prefeito de Boquim reconheceu a indispensável e exitosa parceria com o Governo do Estado “que não tem se furtado aos problemas e ao desenvolvimento da região citrícola, mas não podemos deixar de pedir ao governador Marcelo Déda, que é sempre sensível à nossa causa, maior investimento na citricultura com tecnologia e pessoal para auxiliar os nossos produtores. Que esta festa da laranja seja um momento de congraçamento e também de reflexão, para que a alegria permaneça nos lábios daqueles que produzem”, disse.

Jorge Alberto justificou a ausência do governador em razão da agenda com a presidente Dilma Roussef, mas que este lhe recomendara externar as suas congratulações ao gestor municipal e aos produtores. “Hoje, assisto ao agrônomo Bernardo Lima fazer um relato entusiasmado sobre o processo de diversificação de culturas no território Sul, mostrando que os pequenos agricultores familiares que atendem às orientações dos técnicos da Emdagro mudam para melhor.

Fica também explícito que, desde o início de sua gestão, o governador enfatiza o combate à monocultura, focando na agricultura familiar prioritariamente, e demais segmentos, através da capacitação, não apenas na propriedade rural, mas também na industrialização. Dessa forma, é possível competir”, diz Jorge Alberto.

Ele também faz uma observação sobre a produção da laranja em Sergipe. “A laranja não pode ser vista apenas como aquela fruta de mesa, mas como um produto internacional”, enfatizou o secretário da Casa Civil. Os eventos da Festa da Laranja prosseguem com a programação técnica até sexta-feira, 2, e com a programação artística até domingo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.