[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Vinte e oito médicos e enfermeiros emergencistas do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) vão participar, nos dias 23 e 24 deste mês, da primeira etapa do novo curso de Suporte de Vida Avançado em Cardiologia (Advanced Cardiology Life Support/ACLS). O treinamento visa a padronizar os protocolos de atendimentos de urgência e emergência,  melhorando assim a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já capacitou 165 profissionais através do ACLS: 25 cardiologistas e clínicos gerais do HUSE em uma turma, e 140 médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e próprio hospital em outros grupos.

O curso deste mês será ministrado por técnicos do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor – HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), com a qual o Estado firmou um convênio como parte do programa de qualificação profissional estabelecido dentro do Projeto de Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe.

"Esse tipo de curso é importante tanto para o profissional que atua em UTI, quanto para aqueles que fazem o atendimento de urgência e emergência, porque permite identificar com  maior rapidez o quadro de risco do paciente, as doenças coronarianas que levam ao infarto e outras complicações, agilizando assim o atendimento", salienta o médico José Albérico de Lyra, referencial-técnico em Terapia Intensiva do HUSE e presidente da Sociedade de Terapia Intensiva de Sergipe (Sotise).

O curso

De acordo com a enfermeira Maria Márcia Barros, referencial técnica do Centro de Educação Permanente (CEP) do HUSE, as inscrições para o curso poderão ser feitas até a próxima sexta-feira, 8, das 7h às 19h, no próprio CEP, situado no Bloco Administrativo do Hospital de Urgência de Sergipe.

O curso é aberto a médicos emergencistas de todas as especialidades que trabalham na urgência/emergência do HUSE e terá carga horária de 16 horas, distribuídas em dois turnos (manhã e tarde) durante os dias 23 e 24 de agosto.

Entre os principais tópicos a serem abordados estão Controle Não-Invasivo das Vias Aéreas e Terapia Elétrica, Reconhecimento dads Arritmias Cardíacas, Emergências respiratórias e Taquicardias Supraventriculares, além de Síndromes Coronarianas Agudas e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O treinamento oferece aos alunos a participação em simulações práticas de emergências cardiovasculares e em ressuscitação cardiopulmonar baseados em diretrizes internacionais,  de acordo com o modelo da American Heart Association, nos Estados Unidos. Os profissionais serão capacitados ainda para o manuseio de desfibriladores convencionais, entre outras atividades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.