[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais um passo foi dado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para implantar os Núcleos de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) em municípios sergipanos. Nesta quarta-feira, 27, foi a vez das agentes comunitárias de saúde da Barra dos Coqueiros receberem orientações da Gerência Estadual de DST/Aids sobre como trabalhar a prevenção entre profissionais do sexo e população em geral.

Durante a oficina, o médico Almir Santana, gerente de DST/Aids da SES, explanou os diversos tipos de doenças sexualmente transmissíveis, dando ênfase à sífilis (feridas nos órgãos genitais causada por um tipo de bactéria que pode trazer consequências para o feto em caso de gravidez) e à importância do pré-natal.

Para a maioria das agentes comunitárias presentes, a Hepatite B e C como DST são novidade. Antes mesmo do gerente da SES começar a explicação, as perguntas surgiram: “Como é transmitida?”, “Como se previne?” “Quais são os sintomas?”. Tudo foi explicado nos mínimos detalhes com a total interação da plate ia.

Apesar de já conhecer muitas DSTs, a agente comunitária de saúde, Ruthe Helena Ribeiro, estava atenta às explicações. Segundo ela, as capacitações realizadas pela SES são uma forma de melhorar o atendimento às pessoas. “Com esse curso, aprendemos a lidar de forma correta com as enfermidades e, principalmente, fazer o encaminhamento certo”, destacou.

Na ocasião, Almir Santana ressaltou a importância da intensificação das ações de prevenção na Barra dos Coqueiros. “A contaminação pelo vírus do HIV está aumentando no município devido ao crescimento da prostituição e dos usuários de drogas”, explicou o gerente, completando que a expansão da doença é favorecida devido à condição social das pessoas e à zona portuária. 

Núcleos de Prevenção

Ainda em fase de experimentação, os Núcleos de Prevenção serão implantados em 21 municípios sergipanos, como Barra dos Coqueiros, Lagarto, Laranjeiras, Ilha das Flores, entre outros. As Clínicas de Saúde da Família de cada um deles receberam um kit contendo DVDs, álbum seriado sobre DSTs (informativo), modelo pélvico e prótese peniana para explicações sobre as doenças e do uso de preservativos. Esses kits poderão ser disponibilizados para trabalhos de prevenção em outros locais da comunidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.