[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove ações em diversos setores e serviços no intuito de valorizar todas as mulheres trabalhadoras, usuárias do Sistema Único de Saúde de Sergipe (SUS) e da sociedade civil.

Com a parceria da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM), acontecerá na próxima quinta-feira, 07, o encontro denominado “A Saúde da Mulher e Cidadania”, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), das 8h às 12h30.

“Com apoio de lideranças femininas, serão abordados temas sobre violência doméstica, Sífilis e Aids, câncer de mama e de útero e autonomia feminina. Os setores da SES envolvidos nessa ação são o programa estadual de DST/Aids, Atenção Básica e Núcleo de Gestão de Linhas do Cuidado. A SEPM também mobilizará as mulheres para participar do evento”, disse Almir Santana, gerente do programa DST/Aids da SES.

Para o médico André Baião, que é referência técnica para saúde da mulher da SES, com o conteúdo apresentado no evento, as participantes passarão as informações adquiridas para todo Estado. “Essas mulheres são formadoras de opinião e levarão as informações do evento para os municípios. Os temas abordados serão trabalhados durante todo o ano”, ressaltou.

Além da abordagem dos temas com as lideranças femininas, o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) fará um café da manhã para as trabalhadoras do setor, na sexta-feira, 08. “Faremos uma reflexão sobre a vocação que as mulheres têm para cuidar. Das pessoas que trabalham na oncologia, 80% são mulheres”, declarou Rute Andrade, coordenadora da Oncologia do Huse.

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) vai reunir as trabalhadoras, que são maioria no serviço, para a palestra educativa, de prevenção e promoção da saúde na quinta-feira, 07.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.