Saúde se engaja no ‘Sergipe de Todos’ e leva ações preventivas a Aquidabã
Há quatro meses, surgiu um cisto na pálpebra esquerda da adolescente Tânia dos Santos Félix, 13 anos, moradora do município de Aquidabã. Desde então, sua mãe, Maria José dos Santos Félix, 36 anos, tem tentado levá-la ao oftalmologista. Nesta sexta-feira, 26, ela procurou o estande de atendimento da Ouvidoria, montado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no programa ‘Sergipe de Todos’.
“Já fomos várias vezes na unidade de saúde local e não conseguimos marcar consulta para um oftalmologista. Vim aqui hoje com a esperança de conseguir resolver esta situação, porque minha filha não pode continuar sem atendimento médico”, desabafou a mãe da garota.
A ouvidora Taciana Munareto garantiu que o problema de Tânia dos Santos Félix não ficará sem um retorno. “Vamos buscar respostas na Secretaria Municipal de Saúde, para que explique porque a adolescente ainda não teve acesso ao especialista e vamos tentar agendar o atendimento médico”, disse, acrescentando que essa é a função da Ouvidoria: ouvir os reclames da população relacionados à área de saúde e buscar solução para os problemas detectados. “Mas também recebemos críticas, elogios e sugestões”, completou.
Atenção Psicossocial
Porém, as ações da SES no Sergipe de Todos não se resumem ao trabalho da Ouvidoria. No estande da Atenção Psicossocial, a equipe ficou surpresa com o número de pessoas que buscou orientações sobre álcool e outras drogas. “Trouxemos informações e esclarecimentos sobre os danos causados pelo uso e abuso dessas substâncias psicoativas”, explicou Glaudenilson Silva, da Atenção Psicossocial da SES.
Para sensibilizar o público sobre os efeitos das drogas, a equipe levou ao município de Aquidabã painéis com recortes de notícias de jornais, o ‘homem sanduíche’ com informações sobre o assunto e simulações de ecstasy, maconha, crack, cocaína e cigarro.
Escovação
Já a Diretoria de Atenção Básica da SES levou a crianças e adultos ações de saúde bucal, visando prevenir problemas como a cárie. Cerca de 600 Kits de escovação, composto por uma escova e um creme dental, foi distribuído entre a população. “Fizemos a escovação e aplicação de flúor, ensinando a forma correta para manter a higiene bucal”, declarou Tereza Cristina Mesquita, gestora da área de Saúde Bucal da SES, informando que os casos de risco de cárie detectados foram encaminhados ao agente de saúde do município para que o tratamento seja agendado.
Ulana Beatriz, 9 anos, foi uma das garotas que participaram da escovação. “Aprendi a escovar os dentes corretamente e gostei muito da sensação de limpeza que senti depois que recebi a aplicação de flúor”, disse a menina, acrescentando que agora já sabe que deve higienizar os dentes três vezes ao dia.
DST/Aids
Mais de sete mil preservativos masculinos, mil femininos e outros 720 para adolescentes foram disponibilizados à população de Aquidabã nesta sexta-feira, segundo informações de Olívio Matias da Rocha, do Programa Estadual de DSTs/Aids. Com estande também instalado no ‘Sergipe de Todos’, a equipe levou informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e o uso de camisinhas. “Também fizemos demonstrações do uso do preservativo, tanto masculino quanto feminino”, salientou Olívio da Rocha.
Na parte da manhã, as ações foram acompanhadas pela secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, que destacou a importância do evento. “O ‘Sergipe de Todos’ reforça o trabalho da atenção básica, abrindo mais uma porta de acesso do cidadão aos serviços de saúde, pois contribui para que a população conheça seus direitos, bem como a oferta de serviços, através de um intenso trabalho preventivo e educativo”, concluiu a secretária.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde se engaja no ‘Sergipe de Todos’ e leva ações preventivas a Aquidabã – Sergipe de Todos em Aquidabã / Fotos: Wellington Barreto/Saúde