[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (Nugep), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou mais uma etapa da Oficina Regional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde. O encontro ocorreu nessa quarta-feira, 23, no Centro de Treinamento da Pastoral de Itabaiana e reuniu mais de 70 conselheiros.

Itabaiana é a quinta regional de saúde de Sergipe a realizar a capacitação, cujo objetivo é “treinar o maior número de conselheiros para que eles tenham clareza da sua responsabilidade diante do cargo que ocupam e do seu compromisso de levar isso para a ponta, no seu município, a fim de que a gente possa fortalecer o SUS no Estado”, pontuou a secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde e representante da Nugep da SES, Iara Senna.

Considerando a mudanças dos conselheiros que aconteceu no ano passado, a metodologia utilizada envolve dois momentos: básico e avançado. “A discussão do módulo básico contextualiza o conselho, pontuando seu significado e quais as responsabilidades atribuídas a essa pessoa, tendo como base a lei nº 8.142 de 1990, que leva o controle social como co-gestor do SUS”, frisou Iara. Já no módulo avançado, com os participantes que estiveram presentes na capacitação de 2010, a discussão envolve a Reforma Sanitária do Estado.

De acordo com o coordenador pedagógico das oficinas, Elder Magno, a metodologia utilizada nesse ano se diferencia ao contextualizar a reforma sanitária no estado de Sergipe. “No ano passado, a gente fez uma discussão geral do SUS, da Política de Saúde e da relação da Política de Saúde com o Controle Social. Esse ano tem a discussão para o roteiro básico, mas se aprofunda no controle social, no contexto do Estado, no roteiro avançado”, assinalou Magno.

Para o conselheiro de Carira, Romário Pereira, que participa de sua primeira capacitação, a expectativa é grande. “Espero conhecer mais sobre o Conselho Municipal de Saúde para conseguir trazer melhorias para o município”, ressaltou.

Participando pela segunda vez da capacitação em Itabaiana, a secretária municipal de Saúde de Campo do Brito, Maria Muniz, destacou que espera levar uma boa bagagem de conhecimento para empregar no conselho. “O conselho tem uma grande responsabilidade diante do município e diante das ações realizadas na secretaria”, finalizou.

Números

Em 2010 já houve uma primeira oficina de capacitação envolvendo conselheiros de todas as regionais. Em 2011, as sete regionais de saúde receberão novamente a capacitação.

Sendo que, para os conselheiros que já participaram da primeira etapa, a oficina possui um conteúdo mais específico sobre a Reforma Sanitária do SUS em Sergipe.

Até agora, cinco regionais já foram capacitadas: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Itabaiana. A próxima regional a receber a oficina será a de Lagarto no dia 1º de dezembro. Até o final do ano, a previsão é capacitar 700 conselheiros municipais de saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.