[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Proporcionar um momento de lazer aos portadores do vírus da Aids ao som de muito forró pé-de-serra, e com itens que compõem uma tradicional festa junina como: comidas típicas, artigos decorativos, quadrilha e muita alegria. Este foi o objetivo da realização do 8° São João da Casa de Apoio ‘Bom Samaritano’, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da gerência estadual do Programa de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), no último sábado, 18. As apresentações da quadrilha Rosa Dourada e da banda Casa do Zé, deram um brilho especial para a festa voltada para pacientes, funcionários, familiares e voluntários.

De acordo com a coordenadora da Casa de Apoio, Nádia Rosana, o evento contribui para melhorar a autoestima dos pacientes. “O intuito da realização de festas como esta é de celebrar a vida. Neste instante, deixamos de lado a parte séria do tratamento, para exaltar a força e a coragem diária destas pessoas. E nada melhor do que trazer para a instituição, a alegria e a gastronomia dos festejos juninos”, ressalta.

Para o médico Almir Santana, gerente estadual do Programa de DST/Aids da SES, e organizador do evento, a festa possibilita um momento diferente e descontraído, já que muitos não têm opções de lazer. “É muito especial vivenciar com estas pessoas eventos deste tipo, pois muitas não sabem o que é diversão. Temos pacientes com situações bem tristes aqui, pessoas que vieram de outros estados e que não têm mais conhecimento dos familiares, que são rejeitados e vítimas de preconceito, e até alguns que estão de passagem pela casa. Participar e oferecer um apoio, por mais simples que seja, faz toda diferença e esta ação, que realizamos anualmente, é uma prova disto”, disse.

Demonstrando uma grande alegria foi que Maria Aparecida Araújo Santos, que mora há 4 anos na instituição, descreve a sua emoção em participar da festa. “Vivo aqui e gosto de tudo o que é desenvolvido na Casa. E com as festas, interagimos com funcionários e amigos e isso é muito bom para nós”, diz.

Segundo a gerente do ambulatório da DST/Aids, Eliana Chagas, a festa simboliza a luta destas pessoas que, infelizmente, ainda convivem com o preconceito da sociedade. “Ações como estas são válidas, porque não só comemoramos o período junino, mas também é feita a inclusão destas pessoas em eventos que muitas vezes elas não participam porque são discriminadas ou por não terem condições financeiras”, justifica.

E a solidariedade se mostrou presente. Prova disso é que o diretor musical da banda Casa do Zé, João Ricardo, fala que especialmente para o evento, o repertório do grupo é modificado, com apresentação de músicas alusivas ao período junino. “O convite para que o grupo participasse da festa partiu do Dr. Almir. Há cinco anos trazemos a alegria e o autêntico forró para festejar com os usuários da Casa, que vivem em uma realidade muitas das vezes bem distinta da nossa”, conclui.

Casa de Apoio

Criada em 2001, a Casa de Apoio ‘Bom Samaritano’ é uma organização não-governamental mantida  pela instituição Caritas  Diocesana de Aracaju e presta assistência a pessoas que vivem com Aids em Sergipe. Atualmente, possui dez  leitos e atende entre 18 a 20 soropositivos por mês. A Casa está localizada na avenida Maranhão, bairro 18 do Forte, zona norte de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.