[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Importante aliado no trabalho junto aos usuários de álcool e outras drogas, a política de Redução de Danos recebe durante esta semana, o III Seminário Estadual de Redução de Danos e I Seminário Aborda da Região Nordeste. A abertura do evento foi realizada na noite desta quarta-feira, 12, no auditório da Faculdade de Sergipe (Fase), porém, a programação segue durante todo o dia desta quinta e sexta-feira, 13 e 14.

A ação, que tem a parceria das Secretarias Estaduais da Saúde (SES); Educação (Seed); da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e da Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), pretende difundir e ampliar a estratégia entre os trabalhadores desses setores através da realização de palestras promovidas por representantes da Bahia, Pará e São Paulo.

“A vinda da Associação a nível nacional e a junção do trabalho da Educação, Inclusão Social e Saúde demonstram a importância do trabalho desenvolvido aqui em Sergipe. Essa integração e intersetorialidade são fundamentais no trabalho tanto dos setores da Saúde, como no trabalho das outras secretarias. Através desse momento, esperamos intensificar o que já vem sendo desenvolvido”, explica o diretor de Atenção Integral à Saúde da SES, João Lima.

De acordo com a referência técnica da SES sobre redução de danos, José Augusto, a experiência trazida pelos palestrantes será fundamental para mostrar as diversas abordagens com que se pode atuar na política. “Apesar de a droga ser difundida e o problema ter extensão em todo o país, as abordagens são diferentes. Pensando dessa forma, acreditamos que a experiência desses profissionais, que vêm de fora, vai nos ajudar bastante nesses dois dias de evento”, afirma.

Redução de Danos

Implantada há 10 anos no Estado, a política de Redução de Danos para usuários de álcool e outras drogas é um importante aliado para o trabalho de reinserção dos usuários de drogas. “A redução de danos é o grande trunfo para fazermos o cuidado para o usuário de álcool e outras drogas”, garante a coordenadora de Atenção Psicossocial da SES, Sony Petris.

De acordo com o presidente da Aborda, Domiciano Siqueira, o bom resultado da política não está relacionado à extensão do estado ou sua população. “Nos dias atuais, diante da evolução dos meios de comunicação, não podemos afirmar que um estado ou município tenha maior facilidade de obter resultados porque há menor população. O que podemos dizer é que esses territórios têm grandes chances de comemorar primeiro o controle. E, nesse sentido, podemos dizer que Sergipe possui grandes chances”, disse.

Para o representante da Aborda seção Sergipe, Sérgio Andrade, o Estado registrou avanços desde a implantação da política. “Hoje observamos uma geração de redutores de danos e conquistamos muita coisa, sem dúvida nenhuma”, finaliza.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.