[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou o teste rápido para a população no último final de semana durante a realização de ações de prevenção e diagnóstico do HIV em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado no dia primeiro de dezembro.

O destaque da campanha foi para a Unidade Móvel “Fique Sabendo” que realizou 274 exames para detecção do HIV e da Sífilis somente na última sexta, 30, e no sábado, 1. A unidade ficou estacionada na Praça do Mercado Albano Franco e Praça General Valadão para receber a população e nos dois dias foram detectados dois casos de HIV e 15 de sífilis.

Para o gerente do programa estadual de DST/Aids, Almir Santana, as pessoas que fizeram o exame demonstraram tranquilidade enquanto aguardavam o resultado. “As pessoas tinham vergonha e medo de realizar o exame. A campanha Fique Sabendo, em Sergipe, conseguiu mobilizar bastante a população para fazer o teste rápido e a divulgação da mídia local foi fundamental”, disse.

Pessoas sexualmente ativas, entre elas, jovens, adultos, casais, população vulnerável, como profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens (HSH) fizeram os exames. “Além do teste rápido, disponibilizamos materiais informativos e 20 mil preservativos”, contabilizou Almir Santana.

Interior    

Nos municípios do interior foram realizadas ações voltadas para todos os segmentos da população com o apoio da SES. Foram feitas panfletagens, distribuição de preservativos, exibição de vídeos educativos e realização do teste rápido. “Em Nossa Senhora do Socorro, por exemplo, a mobilização para o Dia Mundial de Combate à Aids começou com o teste rápido em caminhoneiros no programa Comando Saúde nas Estradas e na população em geral”, disse.

Teste Rápido

O Teste Rápido para detecção do HIV pode ser feito nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância, Lagarto, Propriá e em mais 12 municípios. O resultado do exame é dado em menos de 30 minutos e é feito apenas com um furo na ponta dos dedos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.