Saúde prepara caminhada para mobilizar sociedade contra dengue
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará no próximo sábado, 19, uma caminhada pelas ruas do centro da capital com o objetivo de conscientizar a população para o combate da dengue. A iniciativa tem como parceiros a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SE), cujos representantes estiveram na sede da SES na tarde da última segunda-feira, 14, para acertar os detalhes.
A concentração da caminhada será às 7h30 na praça General Valadão – em frente à secretaria – e terá como destino final o Mercado Municipal de Aracaju. Na ocasião, representantes do Governo do Estado, entidades de classe, profissionais de saúde e população estarão juntos com o intuito de mobilizar a sociedade com relação aos cuidados necessários para a prevenção da dengue.
A reunião com a Somese e o Coren-SE aconteceu no próprio gabinete da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, e também contou com a participação da coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá. “A ideia de reunir essas duas entidades foi a de somar com o Governo. As chuvas estão aumentando e precisamos estar sempre em alerta, já que a dengue é um problema de saúde pública”, justificou Mônica Sampaio.
Segundo a secretária, os índices apresentados por Sergipe estão relativamente baixos, o que deixa o Estado numa condição de distanciamento do surto epidêmico. “Porém, isso não significa que podemos abandonar a luta. O risco de epidemia é constante”, reforçou Mônica Sampaio, acrescentando que a realização da caminhada integra o eixo de mobilização e comunicação do plano de contingência da dengue, elaborado pela SES.
Parceria
Certa de que toda proposta que venha para minimizar o impacto da dengue seja válida, a presidente do Coren-SE, Irene Ferreira, garantiu total apoio para a iniciativa. “Iremos convocar as instituições de saúde e as universidades para se somarem a esta luta. Fomos convidados para fazer parte da campanha e mobilizaremos todos”, disse, completando que a caminhada servirá como um grande apelo para que a sociedade se conscientize sobre os riscos da doença.
Para a coordenadora do Núcleo de Endemias, Sidney Sá, a reunião desta segunda-feira possibilitou uma grande troca de apoio entre as instituições, que têm um único objetivo: o combate à dengue. “Montaremos toda uma estrutura para este dia que será representado com a caminhada. Haverá faixas educativas, panfletagem, carros de som, representantes e funcionários da saúde e, claro, a população, para juntos chamarmos a atenção de todos”.
O presidente da Somese, Petrônio Andrade Gomes, também não pretende medir esforços para a campanha e garantiu total envolvimento nesta luta. “A dengue é um problema de saúde pública e diz respeito a toda sociedade. Sendo assim, não podemos ignorar esta problemática. Precisamos a todo instante realizar mobilizações e trabalhos educativos. A sociedade médica abraça a causa com um grande orgulho”, finalizou.
Antes da caminhada, desta quarta, 16, a sexta-feira, 18, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde vai fazer blitze de mobilização, com o objetivo de convocar a sociedade para o evento no sábado. As ações acontecerão em pontos estratégicos da capital, como terminais de ônibus e rodoviárias.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde prepara caminhada para mobilizar sociedade contra dengue – Irene Ferreira
- presidente do CorenSE