[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá participar nesta quarta-feira, 12, a partir das 9h, do ‘Dia de Todas as Crianças’, na orla de Atalaia, evento promovido pelo Governo de Sergipe em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Ao todo, 94 técnicos do Samu e funcionários da SES estarão trabalhando nos diversos espaços disponibilizados no local. A organização espera que 30 mil pais e filhos participem da festa em homenagem aos pequenos.

De acordo com a assessora técnica da Diretoria de Atenção à Saúde da SES, Jaqueline Dourado, serão disponibilizados três espaços espalhados na Passarela do Caranguejo. Um deles, que fica em frente ao restaurante Cariri, conta com dois stands. “Nesse local vamos fazer Educação em Saúde, vai haver panfletagem, orientações da Vigilância Sanitária, Vigilância Epideomológica com a Dengue e com a DST/Aids. Também fizemos uma parceria com a Sociedade de Dermatologia para aplicar o protetor solar nas crianças nesse mesmo local”, afirma.

Em alusão à data, a SES irá disponibilizar uma unidade de suporte básico do ‘Samuzinho’; ‘escovódromo’; ‘mini-Lacen’ (Laboratório Central de Saúde Pública); oficinas de cordel e contadores de história (falando sobre a violência de uma forma geral); e oficinas com brinquedos (com o tema DST/Aids). “O ‘Samuzinho’ é um projeto do SAMU estadual onde as crianças podem visitar a unidade e se vestirem com um macacão. Dessa forma, elas ficam parecidas com os socorristas. Vamos ter também uma motolância e um manequim com equipamentos”, conta.

Oficinas e brincadeiras

A Secretaria de Estado da Saúde terá outros dois stands maiores instalados no estacionamento da Passarela do Caranguejo onde serão realizadas oficias, teatro e brincadeiras com as crianças. No local, profissionais da saúde bucal farão atendimento com a escovação supervisionada distribuindo inclusive um kit com escova e creme dental a cada criança. Também haverá um local chamado de ‘Cantinho da Paz’, que irá abordar a violência estimulando a cultura da paz.

“Nós vamos ter um cineminha onde serão exibidos filmes infantis e educação em saúde também relacionados à DST, Vigilância Sanitária e Vigilância de Alimentos. Lá será ensinado como preparar alimentos, como criar uma refeição saudável e para os adolescentes será discutido o uso de anabolizantes. Além disso, na oficina vamos ter a parte do teatro, da brinquedoteca, onde o médico Almir Santana vai promover um jogo bem interessante para as crianças, e outros assuntos que vão ser abordados através de brinquedos também”, encerra.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.