[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Teve início na manhã desta segunda-feira, 14, e vai até a próxima quarta-feira, 16, a 4ª edição do Seminário de Formação e Gestores Estaduais e Municipais do Programa de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) na Escola. O evento organizado pelo Governo Federal, em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde (SES), Educação (SEED), Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e de Direitos Humanos (SEDHUC), tem como objetivo capacitar as gestões municipais como forma de garantir a acessibilidade de crianças e jovens entre 0 a 18 anos à escola.

Ao todo, participam cerca de 150 assistentes sociais dos 75 municípios sergipanos, que atuam nas áreas da Saúde, Educação e Inclusão Social. O projeto visa apresentar o conteúdo do questionário para identificação das barreiras de acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, com vistas de subsidiar a equipe técnica local na compreensão e na aplicação do teste.

O seminário conta com uma programação variada. Na segunda-feira, 14, o evento foi aberto com apresentações culturais e com palestras sobre acessibilidade. Durante o dia,   houve ainda a análise e esclarecimentos de dúvidas sobre o questionário. Já na terça-feira, 15, acontecem as oficinas para simulações de aplicação do questionário, painel sobre as ações e aplicativos do Programa BPC na Escola. Já na quarta-feira, 16, os participantes assistiram à palestra sobre Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

De acordo com a coordenadora da Área Técnica da Saúde para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Fonseca, a participação da SES na capacitação  é muito importante. “A SES, como uma das redes do projeto, visa identificar e garantir a acessibilidade da pessoa com deficiência à escola. Com a integração dos Ministérios e Secretarias, e a parceria dos municípios, temos feito acompanhamentos e monitoramentos do acesso e o tempo de permanência das pessoas com deficiência na escola”, comenta.

Presente no evento, o secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, ressalta que “o seminário acontece através de ações integradas entre as esferas Federal, Estadual e Municipal e tem como objetivo buscar soluções para promover a erradicar a evasão escolar de crianças e jovens com qualquer tipo de deficiência”.

A assistente social do município de São Domingos, Simone Alves, destaca que “com os questionários, será possível identificar os anseios da população e das pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Através da parceria entre União, Estado e Município, buscaremos soluções rápidas e efetivas de garantir o acesso daquela criança ou jovem à escola”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.