[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do programa DST/AIDS, acolheu os técnicos e novos gestores das secretarias de saúde dos 75 municípios para orientá-los sobre a organização da logística de distribuição dos insumos de prevenção (camisinhas masculinas e femininas, gel lubrificante e materiais informativos), além de incentivar a realização de campanhas contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

A reunião, realizada na manhã desta terça-feira, 12, em Aracaju, também abordou o diagnóstico precoce das DST/AIDS e a promoção do Teste Rápido para a população.  Na oportunidade, foram distribuídos cartazes educativos sobre o uso da camisinha, sobre AIDS e outras DSTs para que cada gestor divulgue em sua comunidade.

De acordo com o gerente do programa DST/AIDS da SES, Almir Santana, as ações de prevenção precisam ser descentralizadas, além de priorizar a população vulnerável, articular estratégias com outros setores governamentais e privados, e envolver toda a sociedade civil.

“Muitas pessoas estão infectadas pelo HIV e não sabem. Quando descobrem, a doença já está em estágio avançado. No cotidiano das unidades de saúde, os médicos também precisam solicitar os exames para detecção da AIDS”, alertou Almir.

Durante a reunião, foram apresentadas várias experiências e dicas para que os profissionais de saúde dos municípios desenvolvam suas ações com toda a comunidade. Dentre os grupos vulneráveis estão os jovens e adolescentes, profissionais do sexo e usuários de drogas.

“Em alguns municípios, a camisinha está sendo rejeitada. Por isso, é necessário que elas sejam disponibilizadas em locais alternativos, não fazer exigência para retirada delas e ter criatividade para realizar as campanhas de conscientização”, disse Almir Santana.
A Secretaria de Saúde de Pedrinhas, por exemplo, já disponibiliza camisinhas e gel lubrificante em agências bancárias, posto de gasolina, feira livre, entre outros locais.

“Depois da palestra de Almir Santana e de ter conhecimento sobre a importância da divulgação sobre a prevenção das DST/Aids na minha cidade, tive a ideia de fazer uma peça de teatro sobre o tema para apresentar às escolas e fazer vídeos educativos sobre o uso da camisinha, para que também sejam trabalhados em grupos de idosos e gestantes”, afirmou Wagner Santos, coordenador de Vigilância em Saúde de Pedrinhas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.