Saúde Municipal transfere hoje pacientes psiquiátricos para a segunda residência terapêutica
O projeto da Prefeitura de Aracaju, que terá um total de quatro RT’s, visa o investimento no processo de reabilitação psicossocial e busca de modo especial a inclusão do usuário na rede de serviços, organizações e relações sociais da comunidade. A fixação em um Serviço de Residência Terapêutica é o início de um longo processo de reabilitação que deverá buscar a verdadeira inclusão social do morador.
As Residências Terapêuticas constituem-se como alternativas de moradia para um grande contingente de pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos. Além disso, essas residências podem servir de apoio a usuários de outros serviços de saúde Mental, que não contam com suporte familiar e social suficiente para garantir espaço de moradia.
O SRT é regulamentado pela Lei n.° 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, redirecionando o modelo assistencial em saúde mental. São beneficiadas pessoas com transtornos mentais que estejam internadas em hospitais psiquiátricos cadastrados com o SUS e moradores de rua com perturbação mental, quando inseridos em projetos terapêuticos acompanhados nos Caps da Prefeitura de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Saúde Municipal transfere hoje pacientes psiquiátricos para a segunda residência terapêutica – Fotos: Ascom/SMS