Saúde Municipal realiza seminário sobre resíduos de saúde
Promovido pela Coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) em parceria com a Divisão de Vigilância Sanitária Estadual, o seminário traz como palestrante o médico Luiz Carlos da Fonseca e Silva, técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e é voltado às instituições que trabalham com resíduos de saúde como Hospitais, Clínicas, laboratórios e estabelecimentos de assistência à saúde em geral.
O evento coloca em pauta a RDC ANVISA nº 306/2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. A norma é nova e exige das instituições de assistência à saúde uma adequação quanto ao gerenciamento de procedimentos referentes a resíduos de saúde (geração, coleta, identificação, transporte e despejo) num prazo de até 180 dias. O motivo principal para realização do Seminário está na necessidade de padronização dos procedimentos envolvendo este tipo de gerenciamento, de modo a proteger a vida dos usuários, trabalhadores da saúde e meio ambiente.
“Aqui a síntese está no manejo, nos riscos com acidentes na manipulação de resíduos gerados em hospitais, laboratórios e estabelecimentos de assistência à saúde desde a sua geração até o seu despejo, passando pelos processos de acondicionamento, identificação, segregação e transporte desses resíduos, de modo a ser avaliado os riscos que podem comprometer a vida desses profissionais”, explica o coordenador da Covisa Antônio de Pádua.
Segundo Antônio de Pádua, a iniciativa reflete o trabalho de prevenção e educação que vem sendo desenvolvido pela Saúde Municipal ao longo da atual gestão. “Com este seminário estamos formando multiplicadores em cada instituição, permitindo que cada uma encontre as melhores formas de adequação para o gerenciamento desses resíduos e impossibilitando, desta forma, problemas para o profissional, usuários e meio ambiente”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Saúde Municipal realiza seminário sobre resíduos de saúde – Fotos: Ascom/SMS