[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está participando como parceira da Semana de Ativismo Contra a Violência à Mulher. As atividades tiveram início no último dia 25, data alusiva ao Dia Internacional da Não-violência Contra Mulher. Com um estande montado na praça Fausto Cardoso, a saúde municipal esteve durante todo dia de ontem participando das atividades da semana, disponibilizando preservativos, materiais educativos sobre planejamento familiar, câncer de mama e câncer do colo do útero.

Em sua décima sexta edição, a campanha do ativismo é realizada internacionalmente em 130 países. Sua finalidade é combater a violência contra as mulheres e fortalecer sua auto-estima. Para tal, a campanha é realizada numa parceria diversa entre redes e articulações nacionais de mulheres e direitos humanos, órgãos do governo federal e estadual, do legislativo, estatais, empresas privadas e agências da ONU.

Em Aracaju, várias entidades também estão envolvidas na realização do evento, a exemplo da União Brasileira das Mulheres (UBM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), entre outros.

De acordo com a enfermeira sanitarista do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Cristiane Borges, desde o último dia 20 a SMS vem dando uma atenção especial ao assunto, intensificando a realização de exames de prevenção ao Câncer do Colo do útero (Exame de Lâmina) e desenvolvendo atividades educativas nas Unidades Básicas. “Nós estamos, inclusive, utilizando horários diferenciados para obter uma melhor abrangência, como por exemplo, os horários de almoço”, destaca Cristiane Borges.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF), além da intensificação da realização dos exames de lâmina, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica Municipal (Covepi) também esteve vacinando as mulheres em idade fértil contra difteria e tétano. “Desde o primeiro dia da campanha, as equipes de saúde da família têm visitado escolas das redes pública e privada, tomando como público alvo as mulheres. Nós estamos aplicando vacinas contra o tétano como forma de prevenir o tétano neo-natal”, explica a coordenadora de Imunização da Covepi, Débora Moura.

A participação da Saúde Municipal na Semana de Ativismo Contra a Violência à Mulher conta com atividades educativas envolvendo palestras de Planejamento Familiar, violência contra mulher, além das atividades de intensificação do exame preventivo do Câncer do Colo do Útero nas Unidades de Saúde. O estande montado hoje na praça Fausto Cardoso atraiu um bom público. Nele a Saúde Municipal expôs os materiais educativos sobre a Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Adulto, DST/Aids, além de distribuir preservativos masculinos e femininos.

Programação

Quarta-feira – Dia 29
15 h – Ato Púbico
Local: Em frente a Delegacia da Mulher (Av. Augusto Maynard)
Concentração: Praça Tobias Barreto

Quinta-feira – Dia 30
15 h – Palestra sobre a violência doméstica
Local: Salão Paroquial – Japãozinho

Sexta-feira – Dia 1º
15 h – Caminhada ´Dia Mundial de Combate à Aids´
Concentração: Praça da Bandeira[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.