Saúde Municipal incentiva realização de exames preventivos para mulheres
Nesse sentido, a Coordenação do Programa Saúde da Mulher atua incentivando a realização de exames preventivos, entre eles o exame citológico, fundamental para a identificação do câncer de colo uterino. Popularmente conhecida como exame de lâmina, a citologia pode ser feita em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF).
Segundo a supervisora do Programa, Kátia Valença, se o diagnóstico apresentar lesões de baixo grau, a usuária é acompanhada e tratada numa das 11 USF que são referência em ginecologia. São elas: Hugo Gurgel, Augusto Franco, Edézio Vieira de Melo, Sinhazinha, Madre Tereza, Osvaldo Leite, Maria do Céu, Francisco Fonseca, Walter Cardoso, Onésimo Pinto e Carlos Fernandes de Melo. “Caso as lesões sejam de alto grau, nós encaminhamos essas pacientes para o Centro de Referência da Mulher”, diz a supervisora.
No período referente ao primeiro trimestre deste ano, a SMS realizou 7.865 citologias. Desse total, 5.576 correspondem ao número de mulheres que tinham entre 25 e 59 anos. A unidade que mais realizou exames foi a USF Anália Pina, localizada no bairro Almirante Tamandaré, que obteve um rendimento de 150,4%. “Nossa meta era realizar 105 citologias e conseguimos alcançar 158 usuárias”, ressalta Kátia.
Índice da doença
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer do colo do útero representa 10% de todos os tumores malignos em mulheres, sendo o terceiro tipo de câncer mais comum entre essa população. Apesar de vários estudos nessa área, a ação mais efetiva para o controle da doença continua sendo o rastreamento através do exame preventivo. Por este motivo é importante que toda mulher, especialmente dos 25 aos 59 anos, realize o exame citológico a cada ano.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Saúde Municipal incentiva realização de exames preventivos para mulheres – Exame preventivo pode ser realizado…