[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante os cinco dias de realização do Carnaju 2007, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve de plantão com uma estrutura que garantiu atendimento médico, distribuição de preservativos e fiscalização dos alimentos comercializados na praça de eventos. A operação teve como objetivo garantir a tranqüilidade do público que compareceu à festa carnavalesca promovida pela Prefeitura de Aracaju.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) esteve presente com uma estrutura montada estrategicamente no local da festa. Cerca de 20 profissionais, entre médicos, equipes de enfermagem e condutores estiveram envolvidos durante todas as noites do Carnaju.

Uma Central de Estabilização Médica com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), mais uma Unidade de Suporte Básico (USB) e um carro rápido garantiram a resolutividade dos casos. Ao todo, foram registrados cerca de 41 atendimentos, sendo 30 deles de natureza clínica. As equipes do Samu contaram ainda com o apoio técnico dos serviços de urgência e emergência do Hospital Municipal Zona Norte ´Nestor Piva´. No posto médico montado no Mercado Thales Ferraz, ao lado do palco, a estrutura contou com 10 leitos, sendo que um deles era de UTI.

De acordo com a coordenação do Samu, o evento foi tranqüilo e não houve nenhum caso grave durante os dias de festa. Os casos que necessitaram ser removidos foram encaminhados pelo Samu ao Hospital Municipal da Zona Norte Dr. Nestor Piva.

Vigilância Sanitária

A Coordenação de Vigilância Sanitária Municipal (Covisa) esteve atuando na área do evento com seis profissionais por noite. Estes fiscais fiscalizaram bares, barracas e estabelecimentos que comercializavam bebidas e alimentos. De acordo com o gerente de alimentos da Covisa, Geraldo Santana, o pequeno número de notificações foi o resultado das ações de conscientização feitas com barraqueiros e comerciantes durante o Pré-Caju. Apenas um pequeno número de bisnagas de catchup, maionese e mostarda foi apreendido.

“O número de apreensões foi pequeno, devido ao trabalho de capacitação e conscientização que a SMS vem promovendo junto aos comerciantes em grandes eventos como o Pré-Caju”, informa Geraldo Santana. Ele ressalta ainda que, embora as fábricas de gelo tenham sido inspecionadas, para garantir a segurança alimentar dos foliões, técnicos da Covisa estiveram monitorando o comércio ambulante de gelo durante as noites de festa.

Barraca da Prevenção

Além do Samu e da Vigilância Sanitária, a Saúde Municipal também se fez presente no Carnaju 2007 por meio da Coordenação de DST/Aids, que durante todos os dias da festa esteve com o Ponto da Prevenção. Quatro profissionais trabalharam por noite.

Veja mais…

PMA retirou das vias públicas 800 toneladas de lixo por dia no Carnaju 2007[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.