[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Implantado há pouco mais de três anos, o projeto “Acolhimento aos profissionais do sexo feminino e masculino de Aracaju”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Municipal de DST/Aids, tem sido um importante ator no trabalho de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis entre grupos vulneráveis no município de Aracaju.

“Inicialmente o projeto surgiu conveniado ao Banco Mundial. Em 2004 o convênio acabou e o projeto foi integrado ao plano de ações e metas do Programa Municipal de DST/Aids”, explica a técnica do programa Darcy Rocha.

Composto por uma equipe de quatro profissionais da SMS, sendo uma assistente social, que coordena o projeto, uma auxiliar de coordenação e mais dois agentes de saúde, que executam o trabalho de campo, a proposta do projeto é fazer um mapeamento, no município de Aracaju, das áreas onde há prostituição para o trabalho de prevenção junto a esses profissionais. Distribuindo preservativos e panfletos ou desenvolvendo seminários e oficinas coletivas, as agentes de saúde visitam esses profissionais, semanalmente, às quartas, quintas e sextas-feiras.

“O objetivo é fazer com que essas pessoas, que em grande parte não freqüentam as unidades de saúde, passem a ter o devido conhecimento dos riscos e as formas de preveni-los, seja através das visitas às unidades, seja através do trabalho de prevenção e conscientização desenvolvido pelas agentes”, ressalta a técnica em educação e saúde do programa de DST/Aids, Jô Oliveira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.