[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu hoje, dia 11, uma série de atividades em comemoração ao Dia das Crianças. Nas unidades onde há uma maior concentração do público infantil, como no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) e no Centro de Atenção Psicossocial- Caps Vida, a manhã foi repleta de atividades de recreação, além de um delicioso lanche preparado pelos profissionais da rede. Já no Centro de Referência em DST/Aids, a festa foi para as 137 crianças soropositivas assistidas pelo município.

No Caps Vida houve palestras conscientizando os usuários sobre a importância e o funcionamento do Centro, atividades recreativas e danças dos mais variados ritmos. A participação da Palhaça Cheirosa animou o público infantil. No final das atividades, os usuários receberam brindes.

Segundo a coordenadora do Caps Vida, Ana Salmeron, é muito importante para o centro fazer a comemoração do Dia das Crianças, visto que este Caps trabalha especificamente com o público infantil. “Essa comemoração é de extrema importância e faz parte do nosso calendário cultural, além de promover a inclusão social e levantar a auto-estima dos usuários”, informa a coordenadora. Ela ressalta ainda que na oportunidade foram comemorados os aniversários do mês de outubro.

No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na avenida Barão de Maruim, a festinha das crianças atendidas pela coordenação municipal de DST/Aids também foi muito animada. Organizada pelos próprios servidores, a festinha foi dedicada as 137 crianças soropositivas atendidas no Centro. A programação festiva contou com atividades recreativas com palhaço, brinquedos, além de um delicioso lanche preparado pelos profissionais da rede.

Segundo a gerente CTA, a assistente social Maria das Graças Oliveira, o programa realiza anualmente essa comemoração pela importância que ela assume na integração entre as crianças e os próprios funcionários. “A integração das crianças é maravilhosa. São crianças normais como as outras, mas que, por conta da situação em que se encontram, precisam de uma melhor atenção”, explica. De acordo com ela, várias crianças do interior do Estado também compareceram à comemoração.

A iniciativa, explica a gerente, tem a proposta de fazer com que o CTA passe a ser um local acolhedor para essas crianças, para que elas possam a ir ao centro não somente para serem medicadas, mas que passem a freqüentá-lo. “A festa se torna muito importante neste caso, já que várias dessas crianças são muito pobres”, explica a assistente social Clara Smit, sobre a importância da comemoração.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.