[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Coordenação de Saúde da Mulher, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), presta todo o acompanhamento médico às mulheres durante a gestação. Implantado em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), o programa de pré-natal disponibiliza todos os exames preconizados pelo Ministério da Saúde. Já na primeira consulta a paciente é inserida no programa e mensalmente atendida pelo médico ou enfermeiro. Por muito tempo algumas mulheres grávidas demoravam a ir aos postos de saúde por não terem ainda o conhecimento da gestação. Através do trabalho executado pelos agentes municipais, as mães hoje são inseridas mais cedo no pré-natal.

A Unidade de Saúde Edézio Vieira de Melo, localizada na rua Paraíba, no bairro Siqueira Campos, já fez o acompanhamento esse ano de 193 grávidas. Destas, 105 foram mães que deram à luz e continuaram recebendo todo o acompanhamento, através da consulta puerperal (pós parto) realizada pelas enfermeiras da Unidade, até 40 dias depois do parto. “Após essa visita, as enfermeiras marcam para as mães e para os bebês novas consultas com o ginecologista e com o pediatra, para dar todo o suporte à mãe e ao bebê nessa segunda fase”, explica a gerente da USF, Lijiane Oliveira Silva.

Gestantes que são hipertensas, e que tem sangramento durante a gravidez, ou que porventura acusem graves problemas de saúde, são tratadas como gravidez de alto risco. Essas mães são acompanhadas por um ginecologista de referência da Saúde Municipal. Além das ações realizadas durante o pré-natal, a SMS coordena o Projeto Nascer nas maternidades Hildete Falcão e Santa Isabel.

Todas as unidades de saúde de Aracaju também promovem palestras para as gestantes em encontros que são realizados com as mães uma vez por mês. “Aqui na Unidade Edézio Vieira de Melo, as mães comparecem positivamente nas reuniões, onde tiram dúvidas e aprendem a cuidar do futuro bebê. Além de palestras educativas, fazemos também massagens para elas relaxarem. É um momento de pura descontração para elas”, afirma a enfermeira da USF, Tânia Ferreira dos Santos. Na próxima semana, a Unidade reúne mais uma vez as 88 grávidas que estão sendo atendidas no atual momento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.