Saúde leva novas ações ao ‘Sergipe de Todos’ em Propriá
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está preparada para integrar, mais uma vez, as ações do ‘Sergipe de Todos’, iniciativa do Governo de Sergipe voltada ao exercício da cidadania dos sergipanos através da oferta itinerante de serviços e informações dos órgãos e secretarias do Estado. Além de realizar aferição de pressão arterial, medir taxas de glicemia, divulgar o trabalho da ouvidoria e educar sobre temas como a saúde bucal, alimentação saudável e DST/AIDS, haverá ações de combate à dengue, controle do tabagismo e da hipertensão arterial, e a abertura da Campanha de Vacinação do Idoso.
Nesta segunda edição do projeto, que acontecerá nesta sexta-feira e sábado, dias 25 e 26, na Praça Fausto Cardoso, em Propriá, o Governo vai mobilizar a comunidade do Baixo São Francisco e envolver especialmente os ribeirinhos, facilitando na área da saúde o acesso aos programas de prevenção, controle e tratamento de doenças.
Oferta ampliada
Nesta nova etapa, a Secretaria da Saúde vai incluir novos serviços além dos ofertados na 1ª edição do ‘Sergipe de Todos’ em Nossa Senhora da Glória, como educação contra o tabagismo. Através de oficinas, a população receberá informações sobre os riscos causados pelo vício, dicas de como parar de fumar além de orientação profissional quanto às formas usadas para identificar o grau de dependência do cigarro.
Segundo a coordenadora Ana Débora Santana, a oferta foi ampliada graças à resposta das pessoas que demonstraram bastante interesse pelos estandes e palestras da saúde. "Nosso leque de serviços cresceu porque a acolhida em Glória foi muito grande, superou nossas expectativas", declarou, ao lembrar que foram prestados mais de três mil atendimentos na ocasião.
Vacina e hipertensão
Na sexta-feira, 25, será lançada em Propriá a Campanha de Vacinação do Idoso. O ato coincidirá com a abertura do projeto no município. Durante o sábado, 26, outra ação de saúde terá destaque especial. A data marca o Dia Nacional de Combate à Hipertensão e, por isso, além da aferição da pressão arterial dos participantes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar outras atividades como orientações sobre alimentação saudável e os perigos das doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortalidade entre os sergipanos.
Combate à dengue
Para reforçar ainda mais o combate à dengue no estado, a SES vai levar até o Baixo São Francisco novas ações de prevenção à proliferação da doença. A mobilização no município deve contar com oficinas educativas, distribuição de panfletos informativos e atividades lúdicas através de apresentação teatral sobre o tema.
De acordo com a coordenadora de Comunicação da Secretaria, Nadja Araújo, Propriá já tem realizado um excelente trabalho no controle do mosquito Aedes Aegypti, mas como a região é margeada pelo Rio São Francisco, nunca é demais manter a população vigilante.
"Essas atividades em locais públicos são sempre importantes porque envolvem a comunidade cada vez mais, especialmente as crianças. Neste sentido, a arte se transforma numa importante ferramenta capaz de contagiar a todos. O combate à dengue é responsabilidade social", destaca.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde leva novas ações ao ‘Sergipe de Todos’ em Propriá – Foto: Lucio Telles