[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Convidada para participar da 20ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da mineradora Vale em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Estadual do Porgrama DST/Aids, esteve presente realizando palestras educativas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na unidade Taquari Vassouras, em Rosário do Catete. O gerente do Programa Estadual de DST/Aids, o médico Almir Santana, abordou mais especificamente a questão da Sífilis Congênita, que tem sido trabalhada pela SES desde o lançamento do Plano Estadual de Eliminação da Sífilis Congênita.
 
“Apesar de termos registrados em Sergipe 2.550 casos de Aids, nós também estamos com outros problemas, e um deles é a Sífilis Congênita, que atinge os bebês recém nascidos”, afirma Almir Santana.
 
Ainda de acordo com Almir, a Sífilis começa quase sempre pelo marido, que transmite para a esposa. Para evitar o contágio do bebê, a realização do exame pré-natal é fundamental. “Por isso, eu vim ter uma conversa com os trabalhadores. Se a esposa não fizer pré-natal correto, isto pode trazer consequências ao seu filho, já que ela contamina o bebê. E é importante que o pai acompanhe o pré-natal e faça o exame para saber se tem a doença. Neste ano, estamos com a média de 10 a 20 casos por mês de sífilis. De janeiro para cá, tivemos cerca de 100 casos”, comentou.
 
A assistente social da Vale, Isis Machado da Silva, destacou que a palestra realizada pela SES tem tudo a ver como o tema da Sipat neste ano: ‘Cuidar de Você é Cuidar de Quem Você Ama’.
 
“Além de ser uma exigência normativa a abordagem a respeito da Aids e DST, sempre é um prazer receber as palestras de Almir Santana aqui. Todos os anos fazemos o convite e realizamos essas palestras itinerantes em diversos setores da empresa, pois acreditamos que dessa forma atingirmos um público maior e as pessoas se envolvem mais do que se fizéssemos uma única palestra no auditório”, afirmou.
 
Para o coordenador do setor de ferramentaria, Clóvis dos Santos, palestras desse tipo são muito importantes, já que muitos trabalhadores não estão atentos à informações sobre doenças. “Aquelas pessoas que não têm o conhecimento passam a ter graças à essas palestras, que são muito importantes e trazem o conhecimento para o local onde passamos a maior parte do nosso tempo, que é o trabalho. Hoje, conseguimos tirar muitas dúvidas. O pessoal interagiu bastante e, ao final, os que ficaram com vergonha de perguntar no meio de todos chamaram o palestrante num canto para fazer suas perguntas”, destacou.
 
Sífilis Congênita
 
Das várias doenças que podem ser transmitidas durante o ciclo grávido-puerperal, a sífilis é a que tem as maiores taxas de transmissão. Caso a doença seja descoberta previamente na mulher grávida, existe tratamento para evitar a infecção do bebê. Se o diagnóstico for tardio, a doença pode trazer diversas consequências para a criança e para a mãe, como o aborto prematuro que acontece em 40% dos casos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.