[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou na manhã dessa quarta-feira, 4, a Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher com a abertura da exposição “Os Tons e as Faces da Violência”.  Essa iniciativa acontece no hall de entrada da Secretaria e é fruto da parceria com o Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais (Gesec) e com os departamentos de Serviço Social e de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Até o fim da tarde de quinta-feira, 5, os funcionários da SES e a população interessada poderão conhecer as 109 peças produzidas pelos alunos vinculados aos parceiros dessa iniciativa.  A exposição conta com 95 fotografias e 14 máscaras que representam as variadas faces da violência, como o machismo, sexismo, racismo e a homofobia.

Segundo a professora do departamento de Serviço Social da UFS, Catarina Nascimento, a experiência fotográfica surgiu a partir de uma ação executada em sala de aula pelos alunos de Serviço Social. “A partir dessa iniciativa, cerca de 60 alunos de variados cursos da UFS representaram, através da fotografia, a sua interpretação sobre a violência contra a mulher”.

Aluna do curso de licenciatura em Biologia, Jucicleide Ramos foi uma das 14 estudantes que participaram do processo de construção das máscaras que também estão sendo expostas. “Trabalhamos com todos os tipos de violência. Para a construção da minha, utilizei as cores para representar o conceito das três programações que formam a personalidade do indivíduo”, contou.

De acordo com a referência técnica da SES para as Violências, Patrícia Lima, a violência é um assunto de saúde e a SES, enquanto fomentadora de ações de prevenção e promoção sobre os temas que a compõe, tem a missão de provocar na população a reflexão sobre o seu contexto.

“Somos cientes dos projetos que a universidade desenvolve e buscamos a parceria para que, juntos, tornemos público esse trabalho que aborda a construção do ser masculino e feminino na sociedade através das relações de poder, que é o principal foco das situações de violência”, disse.

Ações

Na sexta-feira, 6, acontecerá uma Patrulha pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Nessa iniciativa, a equipe de gestores percorrerá as Secretarias de Estado e o Mercado Municipal para fazer a distribuição do laço branco, símbolo dessa luta.

“Durante a semana, mobilizaremos os sergipanos para que eles adotem essa causa e compreendam que podem contribuir fazendo a denúncia no disque 100. Essa denúncia é anônima e contribui para a investigação dos casos”, reforçou Patrícia Lima.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.