[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, dando continuidade às atividades do Projeto Cidade Viva – Plano de Ação Integrada no bairro Santa Maria, começou hoje, dia 20, o mutirão de combate à dengue. São aproximadamente 70 agentes trabalhando intensamente na conscientização de toda comunidade.
As equipes foram divididas em três áreas e os trabalhos estão sendo feitos no combate a dengue, esquistossomose e calazar. O tratamento focal se restringe a aplicação de larvicidas e tem como objetivo acabar com as larvas detectadas.
O tratamento perifocal destina-se a aplicação de inseticidas para eliminar os criadouros das larvas. Todos os agentes estão empenhados para junto com a comunidade realizar um trabalho bem feito e com bons resultados.
A maioria da população do bairro não possui água encanada, daí a necessidade de armazenar, contribuindo para que o mosquito “aedes aegypti” encontre locais ideais para a desova.
Equipes da secretaria estão realizando a coleta de fezes dos alunos de 7 a 15 anos, das escolas públicas, para detectarem o parasita da esquistossomose. Em caso positivo, é iniciado o tratamento.
No bairro existem vários lagos e lagoas com a presença do caramujo, hospedeiro da verminose, e justamente por isso verifica-se um índice elevado de pessoas com o parasita.
O trabalho de combate ao calazar consiste em fazer o exame em todos os cães. Após esse exame e a constatação da doença, os cachorros vadios são sacrificados. É necessário realizar o sacrifício, pelo fato do calazar ser uma doença sem cura e transmitida do animal para o homem. No bairro há um grande número de cães, inclusive abandonados.
As mulheres de 12 a 49 anos que nunca tomaram a vacina dupla viral (rubéola) podem contar também com a distribuição da vacina, das 08 às 17 horas. As pessoas que estão atrasadas com a vacina dupla adulto, contra o tétano, também podem atualizar a imunização.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.