Saúde incentiva produção e consumo de alimentos orgânicos
A Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Análise de Resíduos de Agrotóxico nos Alimentos (Para) de Sergipe, está incentivando a produção de alimentos orgânicos no município de Itabaiana.
Nesta terça-feira, 19, representantes da Vigilância Sanitária do Estado se reuniram com técnicos da Secretaria de Agricultura de Itabaiana, produtores de alimentos orgânicos da região e técnicos municipais da Vigilância. O objetivo da ação é conscientizar produtores, técnicos e a população em geral a consumir, preferencialmente, alimentos orgânicos nas prateleiras dos supermercados.
De acordo com a gerente de alimentos da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da SES, Rosana Barreto, o município de Itabaiana apresenta altos índices de alimentos com agrotóxico acima do limite permitido e, em outros vindos de outros Estados, há presença de substâncias proibidas no Brasil.
“Nós sabemos que muitos desses alimentos comercializados em Itabaiana, e que estão fora dos limites permitidos de agrotóxicos, não são produzidos em Itabaiana. Nós encontramos uma substância chamada metamidofose, que é proibida, em todos os lotes de pimentões escolhidos para análise e que vêm de fora de Sergipe. Esses produtos foram enviados a laboratórios credenciados ao Programa”, afirmou Rosana Barreto.
O secretário de Agricultura de Itabaiana, Waltenes Braga, incentiva as associações de produtores orgânicos do município. “Orientamos os produtores de hortaliças aqui do município a procurar os profissionais devidamente habilitados ou a Secretaria de Agricultura para que o defensivo seja prescrito na quantidade correta e seja utilizado de forma adequada”, disse o secretário.
Ação de educação e conscientização
O município de Itabaiana promove entre os dias 25 e 28 de agosto uma feira agropecuária, que envolve produtores rurais de toda a região. A Divisa ministrará palestras e fará um trabalho de conscientização com a população para o consumo de alimentos orgânicos.
PARA
O PARA é um programa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)que avalia constantemente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam à mesa do consumidor. A Anvisa coordena o programa em conjunto com as vigilâncias sanitárias dos estados participantes, que realizam os procedimentos de coleta dos alimentos nos supermercados e de envio aos laboratórios para análise, que é realizada em Minas Gerais, Goiás e Paraná.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde incentiva produção e consumo de alimentos orgânicos – Secretário de Agricultura de Itabaiana
- Waltenes Braga